Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tortillas de Batata, Bacon e Abobrinha


Ingredientes:
300g de batatas
1/2 cebola média
1 abobrinha média
6 ovos
1 xícara de creme de leite fresco
Bacon em cubinhos
Salsa e cebolinha picada
Pimenta do Reino moída na hora

uma pitadinha de noz-moscada ralada hora
Sal

Modo de Preparo:

Descasque e fatie as batatas em uma mandolina ou corte em rodelas fininhas com uma faca. Cozinhe em água com sal. Descasque a abobrinha e faça o mesmo processo, cozinhando menos para que elas fiquem al dente. Reserve e deixe esfriar.

Frite o bacon e a cebola em cubinhos, escorra o excesso de gordura.

Bata os ovos com um fouet, acrescente a salsa e cebolinha picada, a noz-moscada, o creme de leite, o bacon com a cebola e as lâminas de batata e abobrinha frias, senão vai talhar o ovo. Tempere com sal e pimenta do reino. 

Misture tudo e leve a fogo baixo em uma frigideira untada com um bom azeite de oliva. Tampe para que a massa vá cozinhando mais rápido. Com uma espátula, olhe se está dourada. Agora "escorra" a tortilha para a própria tampa, e vire dentro da frigideira para dourar o outro lado (como quem desenforma um bolo). Quando estiver bem dourado, desligue o fogo, corte em cubinhos e sirva. 


Dicas: O bacon pode ser substituído por mortadela, presunto, peito de peru ou até mesmo por atum ou salmão. Fica gostoso também, acrescentar um pouco de parmesão ralado à receita, mas aí cuide com o sal, pois o queijo já é salgado.


Outras idéias de como servir:
1) Como entrada, acompanhado de torradinhas ou de salada verde:
   


2) Em fatias:



3) Inteira:



Harmonização: um bom tinto espanhol, claro!


A Tortilla de Batata ou Tortilla Espanhola



tortilla espanhola (ou tortilha em português), também conhecida como tortilla de patata é uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas. É comum levar cebolas, dependendo da região onde é feita.
Faz parte da história e da alma de seu país. Como a Paella, é um dos pratos mais representativos da rica cozinha caseira espanhola.
Como jóia maior da culinária espanhola, lhe é concedido o respeito de uma verdadeira obra de arte. É venerada como símbolo solar, sempre redonda, amarela e esplendorosa e capaz de congregar ao seu redor muitos apreciadores.
O primeiro documento conhecido com menção à tortilha espanhola é de Navarra. Trata-se de um documento de origem anônima, chamado "Memorial de la ratonera", dirigido às Cortes em 1817, onde se mostram as condições miseráveis em que vivem os camponeses, em comparação com os habitantes de Pamplona e Ribera. Após listar vários dos alimentos consumidos pelos camponeses, há uma citação que diz "...dos o tres huevos en tortilla para cinco o seis, porque nuestras mujeres la saben hacer grande y gorda con pocos huevos mezclando patatas, atapurres de pan u otra cosa..." (dois ou três ovos em uma tortilha para cinco ou seis pessoas, porque nossas mulheres sabem prepará-la grande e pesada mesmo com poucos ovos, misturando batatas, pedaços de pão ou outras coisas...)
Em um trabalho da Cofradía Vasca de Gastronomía em 1970, seu autor Felix Marocoa relata que os primeiros registros deste prato estão descritos no livro Memória de um sesetón, de Ramón Mesonero Romanos. Neste memorial estão listados vários alimentos da corte de Navarra, aparecendo a Tortilla de patatas como prato usado no jantar, na zona das montanhas. 

Muitos pratos memoráveis são associados à vida de heróis ou feitos militares. Sobram versões. Uma delas refere-se ao o general Tomás de Zumalacárregui, (1788 - 1835). Era um comandante severo e hábil que lutava na primeira guerra Carlista, termo empregado para as três violentas contendas ocorridas no século XIX, na Espanha, entre partidários de Carlos Maria Isidro de Borbón e os partidários de Isabel II, sua sobrinha. Contam que em uma noite escura e fria, encerrado o combate, ele aproximou-se de uma casa para pedir comida. Uma camponesa o recebeu com cordialidade, disse ser pobre, e não ter muito a oferecer-lhe. Em sua cozinha havia pouquíssimos ingredientes. Porém, ela descascou e cortou algumas batatas, colocou-as em uma frigideira com azeite e assim que as mesmas douraram, adicionou um par de ovos batidos. Isto aconteceu no interior de Navarra, junto aos Pirineus. Assim teria nascido uma das receitas mais emblemáticas da cozinha es panhola.
O general morreu em consequência de um tiro, quando reconhecia posições inimigas. Os pesquisadores não confirmam, mas o povo garante que antes de falecer ele comeu um pedaço de tortilla...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...