Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Spritz


Ingredientes:
1 dose de Aperol
1 dose de Prosecco
Cubos de gelo à vontade
um toque de Club Soda
1 rodela de laranja


Modo de Preparo:

Misture tudo, delicadamente e sirva!
É dos deuses, principalmente num dia de calor!!!


O que é Aperol?


Aperol é um aperitivo italiano originalmente produzido pela empresa Barbieri, com sede em Pádua . O Aperol agora é produzido pela empresa Campari. O Aperol foi originalmente criado em 1919, mas só veio a tornar-se um sucesso após a Segunda Guerra Mundial. Seus ingredientes são, entre outros, laranja amarga, genciana, ruibarbo e quina.
Embora se pareça, em termos de sabores e cheiros com o Campari, tem um maior teor de açúcar. Aperol tem um teor de 11% de álcool - um pouco menos da metade do Campari. Campari é também um pouco de cor vermelho mais escura.
Aperol é o principal ingrediente do nosso querido e internacional Spritz .

O Spritz e eu
Aprendi a fazer Spritz com uma amiga que viveu por muitos anos em Veneza, na Itália. Ela faz um Spritz como ninguém! Serei eternamente grata a ela, em primeiro lugar por nossa amizade, que é daquelas para toda a vida e depois pelo Spritz que me ensinou a beber e preparar. Virgínia: thank's a lot! Amo você!
Essa é a foto do primeiro que bebi, na casa desta amiga:
E essa é a foto de uma das muitas vezes que preparo em casa:
Por onde vou, procuro saber se há, se consigo um Spritz, é mania minha, principalmente se estiver calor. Já bebi vários maravilhosos e outros nem tanto. Em alguns restaurantes, até ensinei a fazerem na hora! Imaginem!
Essa foto é de um dia de calor infernal em München. Depois de horas de caminhada, encontrei um bistrozinho fofo e parei para me refrescar com um. Inesquecível!
A história do Spritz
O Spritz é um aperitivo alcoólico que tem origem nos tempos da dominação austro-húngara na região italiana de Friuli Venezia Giulia e na zona de Trieste. Em sua forma mais tradicional, ou seja, uma simples mistura de água com gás e vinho (tinto ou branco), é consumido regularmente em Trieste e na província, onde às variantes com outras bebidas, mais parecidas com um verdadeiro aperitivo e descritas em seguida, são associadas a outras denominações dialetais . O Spritz é o equivalente do Pirlo de Brescia. Com o passar dos anos, a bebida difundiu-se rapidamente em outras cidades do Vêneto, de Friuli-Venezia Giulia e de Trentino. Não existe uma composição única para o spritz, mas variantes para cada cidade, por sua vez interpretadas livremente pelos baristas, cada um com uma preparação particular. Um denominador comum entre as variantes existentes é a presença do vinho branco e água com gás ou seltz. Em Treviso o spritz é preparado misturando à base do prosecco e seltz o Campari, Aperol ou Cynar e adicionando uma rodela de limão, laranja ou uma azeitona. Em Veneza é mais difundido o spritz simples, ou seja, sem a adição de alcoólicos vermelhos. No Trentino o spritz é conhecidos tanto entre os jovens quanto entre os idosos, os quais geralmente, para identificar o produto, usam o similar branco com Aperol. Normalmente se você pedir um spritz em Trento, Rovereto ou Riva del Garda (os maiores centro de consumo) a receita não muda: trata-se de gelo, Aperol, espumante e uma fatia de laranja. A verdadeira variante, nas varias áreas, é a tipologia e o sabor do espumante. Em Trento aparece o espumante Ferrari, assim como em Riva del Garda, enquanto na área de Rovereto e de Val Lagarina, além dos vários espumantes, pode-se variar com a substituição pelo prosecco. Numa variante, a Seltz é substituída pelo gin. No Veneto o spritz é um verdadeiro ritual popular, que envolve todas as idades. Sem dúvida é o aperitivo mais consumido e difundido, um tradicional meio para a socialização, além de ser um símbolo da intensa atmosfera citadina. Um verdadeiro drink da harmonia! ;)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...