Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Risotto de Salmão e Uva Itália ao Prosecco


Ingredientes:
200 g de salmão pré-cozido em lascas 
150 g de arroz arbóreo 
50 g de manteiga sem sal
140 ml de prosecco
80 g de uva itália verdes picadas sem semente
120 g de gorgonzola
500 ml de caldo de frutos do mar(pode usar o caldo de cozimento do salmão ou 1 tablete de caldo de frutos do mar com água) 
70 ml de azeite de oliva
Sal a gosto Pimenta do reino a gosto 

gengibre em pó a gostoPáprica picante
2 dentes de alho

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite, acrescente o alho e o arroz e frite por 2 minutos. Junte metade do prosecco, deixe reduzir e vá jogando conchas de caldo de frutos do mar aos poucos até o arroz atingir o ponto al dente.Agregue o salmão junto com o resto do prosecco e deixe cozinhar em 3 minutos. Para finalizar, ajuste o sal e a pimenta do reino, acrescente o gengibre, a páprica a gosto e incorpore as uvas e o gorgonzola. 

Sirva com 1 fio de azeite.


Rendimento: 2 porções.


Harmonização: Um prosecco de sua preferência ou Carmen Gran Reserva 2008 Chardonnay.


Sugestão de música: Combina com o prato, a levíssima e extraordinária Zaz - Je veux! Confira:






O que é Prosecco?

Prosecco é uma casta de uva branca da família da vitis vinifera, originária da região do Veneto, Itália. Seu nome também identifica o vinho branco espumante em cuja produção é empregada.
Apenas duas regiões tem direito à denominação de origem controlada: as vilas de Valdobbiadene e Conegliano. Vinhos de outras partes do Veneto são classificados com indicação geográfica típica.
O Prosecco original, como já citado acima, aquele de denominazione di origine controllata, na Itália é o de Conegliano Valdobbiadene, no Vêneto, o que já limita o espectro dos vinhos que encontramos por aqui, no Brasil. Uma grande proporção dos “proseccos” italianos disponíveis no mercado não é de denominação de origem controlada. Podem utilizar a uva Prosecco, mas são de outras regiões. São produtos mais baratos, feitos em série e normalmente não muito atraentes. Há ainda vinhos nacionais feitos com essa cepa, alguns dos quais conservam a tipicidade e são bem razoáveis.
Escolha o seu e curta o momento!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...