Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Penne Oriental Afrodisíaco


Receitinha afrodisíaca facílima para o Valentine's Dayretirada do livro “Gastronomia Mágica para o Amor – Receitas e Rituais”, de Mônica Ferraz Nogueira. Faça e confira o resultado! ;)
penne
Ingredientes:
2 colheres sopa de óleo de milho
100 g de peito de frango em tiras
½ xícara de shiitake em tiras
1 colher de chá de gengibre em tirinhas finas
¼ xícara de pimentão vermelho sem pele em tirinhas
¼ xícara de cenoura em tirinhas
¼ xícara de aipo em tirinhas
5 ervilhas tortas cortadas em tiras longitudinais
¼ xícara de suco de laranja
1 colher de chá de suco de limão
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de maisena
2 xícaras de penne pré-cozido
1 punhado de cebolinha picada
1 punhado de gergelim torrado
1 punhado de amêndoas laminadas torradas
Modo de fazer:
Unte uma wok (ou uma frigideira grande) com o óleo de milho. Leve ao fogo e deixe esquentar bem. Acrescente o frango e, logo depois, o shiitake. Deixe dourar. Adicione o gengibre e espere até dourar mais um pouco. Ponha o pimentão, a cenoura, o aipo e as ervilhas tortas. Mexa até ficarem ligeiramente macios. Em um potinho à parte, misture o suco de laranja, o suco de limão, o molho de soja e a maisena para fazer o molho oriental. Junte 1/3 de xícara desse molho ao frango e aos vegetais e mexa. Acrescente o penne previamente cozido e deixe esquentar, mexendo sempre para não grudar no fundo da frigideira. Passe para um prato pré-aquecido e salpique com cebolinha, gergelim e amêndoas.
Sirva em seguida.
Rendimento: 2 porções.
Harmonização: um vinho branco seco, chardonnay. Sugiro o Tres Palacios Reserve 2009.
O Valentine's Day
O feriado do dia dos namorados provavelmente origina-se da festa romana antiga de Lupercalia.
Ninguém sabe exatamente quem foi o Santo Valentine. De fato, os registros da igreja mostram o mesmo Santo Valentine nomeado por dois povos. Ambos foram jogados na cadeia.

O Primeiro Valentine:
Nos últimos dias de Roma, os lobos ferozes vagavam próximos às casas. Os romanos convidavam um de seus deuses, Lupercus, para manter os lobos afastados. Por isso, um festival era oferecido em honra de Lupercus e comemorado no dia 15 de fevereiro. Lembrando que o calendário era diferente naquele tempo.
Como um dos costumes do povo, no início do festival de lupercalia, os nomes das meninas romanas eram escritos em pedaços de papel e colocados em frascos. Cada homem escolheria um papel. A menina cujo nome era escolhido, devia ser sua namorada durante aquele ano.
Valentine era um padre em Roma, quando o cristinanismo era uma religião nova. O imperador nesse tempo, Claudius II requisitou que os soldados romanos não se casassem. Claudius acreditava que, como homens casados, seus soldados iriam querer permancer em casa com suas famílias ao invés de lutar nas guerras.
Valentine foi contra o decreto do imperador e casava secretamente os jovens. O padre foi preso e julgado à morte. Valentine morreu em 14 de fevereiro, no mesmo dia do feriado romano de Lupercalia. Após sua morte, Valentine foi considerado santo.


O Segundo Valentine:
O segundo Valentine foi preso por ajudar alguns cristãos. Enquanto na cadeia, apaixonou-se pela filha cega do carcereiro. Seu amor por ela e sua grande fé operaram um milagre, curando a sua cegueira.
Antes dele ser morto (diz-se que foi decapitado em 14 de Fevereiro do ano 269 D.C.), enviou-lhe uma mensagem de despedida assinada: "De seu Valentine". Esta frase tem sido usada, desde então, em cartas de amor.

O Feriado:
No ano 496, o Papa Celasius decidiu adotar 14 de Fevereiro para honrar a memória de St. Valentine (não se sabe ao certo qual dos dois, ou se os dois).
O feriado caiu no dia anterior ao festival romano de Lupercalia, em honra do deus Lupercus que protegia as colheitas e contra os lobos. Talvez de caso pensado para se ter uma festa cristã em contraponto ao festival pagão.
O festival de Lupercalia era comemorado em 15 de fevereiro. Com o passar dos anos, o "Valentine's Day" e o festival de "Lupercalia" foram unidos em um único feriado e transformaram-se em um momento mágico para secomemorar o amor e a afeição.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...