Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Terrina de Camarão ao Pesto de Rúcula


Ingredientes:


TERRINE
200 ml de leite de coco;
600 ml de leite;
250g de miolo de pão dormido;
5 ovos;
1 kg de camarão limpo;
1 litro de molho de tomate;
Farinha de rosca, quanto baste;
Sal a gosto

PESTO
2 xícaras de rúcula;
1 xícara de nozes;
1 xícara de azeite;
1 xícara de parmesão;
Sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:


PESTO
Triture os ingredientes de forma grosseira no processador. Sirva com a terrine.

TERRINE
Pique os camarões. Reserve os maiores para a decoração e, com o restante, faça um ensopado usando o molho de tomate. Esfarele o miolo de pão e junte ao ensopado, já frio. Separe os ovos e bata as claras em neve. Adicione as gemas, o leite de coco, acerte o sal e incorpore as claras em neve. Unte com manteiga uma fôrma de pão e polvilhe com farinha de rosca. Despeje a massa e leve ao forno preaquecido, a 160º C, por cerca de 30 minutos, ou até que esteja assado. Desenforme e decore com os camarões e o pesto. 

Sirva a terrine em temperatura ambiente.


Sabe o que é Terrine?
Terrina ou terrine é o nome em francês dado a uma vasilha funda, com tampa, refratária e geralmente de cerâmica. Os pratos preparados nessa vasilha levam o mesmo nome.

Confunde-se Terrine com patê pelo fato de que um dos clássicos preparados com o foie gras (fígado de ganso) é preparado na terrine, são os fígados temperados com sal, pimenta-do-reino, enriquecida com fatias de trufas negras, regados com vinho Sauternes ou vinho do porto. Os fígados são apertados na terrine e cozidos em banho-maria. Depois de frio pode-se retirar da terrine e fatiar, e a consistência fica parecida com a de um patê.

Na verdade, a terrine não é uma evolução do patê e sim uma forma de preparar. Terrine é a forma em que o patê é assado, pode-se preparar terrine de quaisquer ingredientes não resultando necessariamente em um patê. Pode-se, por exemplo, preparar uma Terrine de legumes e não será um patê. Os dois são muito deliciosos. 


Um comentário:

Receitas com Frutos do Mar disse...

As receitas com frutos do mar são as melhores! São saudáveis, bem leves e o mais importante são muito saborosas. Adorei essa receita receita vou tentar fazer!

Eduardo Leal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...