Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Latkes de Batata


Ingredientes:
50g de cebola processada
1kg de batata descascada e ralada (1/3 em ralo fino e 2/3 em ralo grosso)
100g de batata amassada para purê
5g de dill processado
5g de salsinha processada
1 pitada de noz moscada
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
20g de queijo parmesão processado
1/3 colher (sobremesa) de fermento em pó
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Coloque a cebola em um escorredor e aperte-a bem para retirar o excesso de água. Misture a batata ralada e o purê e tempere com o dill, a salsinha e a noz-moscada. Acerte o sal e a pimenta. Acrescente os ovos, a farinha, o parmesão e o fermento. Esquente bem o óleo numa frigideira e frite a massa às colheradas até ficarem douradas. Retire os latkes do fogo e escorra-os em papel absorvente para remover o excesso de gordura. Sirva em seguida acompanhando um lanche.
Rendimento: 12 porções.
O que é Latke?
Latkes é o nome (em ídiche) de panquecas de batata ralada, tradicionalmente servidas na festa judaica de chanucá. Os latkes (singular: latke) têm origem européia e são consumidas em comunidades judaicas asquenazitas e em Israel, onde se chamamlevivót.

Em outras sociedades européias, há pratos parecidos, como a batata suiça(rösti) e o Kartoffelpuffer alemão.
A receita básica contém batata ralada, ovos e farinha de trigo, misturados e fritos em óleo vegetal. Podem ser servidas salgadas ou doces. A fritura em óleo vegetal é simbólica, pois na festa de chanucá é comemorado o milagre do pouco azeite que bastou para iluminar o templo de Jerusalém durante oito dias.

Dica da Janita: Você pode fazer mini latkes e servir como aperitivo ou entrada, colocando sobre elas um sour cream e salmão defumado, como na foto:
Fica lindo e super gostoso!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...