Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Gnocchi de Abóbora Moranga ao Molho de Roquefort e Iogurte


Ingredientes:


  • Massa:1 kg de abóbora (de preferência a moranga)
    3 batatas médias
    3 xícaras (chá) de farinha de trigo
    1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
    1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
    2 ovos
    Sal a gosto
    Noz-moscada a gosto

    Molho de iogurte com Roquefort:
    3 colheres (sopa) de manteiga
    1 alho-poró em rodelas
    2 colheres (sopa) de farinha de trigo
    1 xícara (chá) de leite
    2 potes de iogurte natural integral                                               
    200g de queijo roquefort ralado
    1 xícara (chá) de manjericão picado
    Sal a gosto


    Modo de Preparo:
    Massa:
    Cozinhe a abóbora e, separadamente, a batata até ficarem macias. Retire, escorra e passe uma e outra pelo espremedor, fazendo dois purês. Misture os purês de abóbora e de batata e a farinha de trigo, com as mãos, até o ponto de enrolar. Acrescente o queijo ralado, a manteiga, os ovos, o sal e a noz-moscada e continue amassando bem até formar uma bola de massa consistente. Em uma superfície enfarinhada, faça um rolo com a massa na grossura de um dedo e, em seguida, corte os nhoques em pedaços de aproximadamente três centímetros. Cozinhe os nhoques aos poucos, em água fervente, e retire quando subirem à superfície. Então, coloque em um refratário e reserve.
     
    Molho de iogurte com Roquefort:
    Em uma panela, derreta a manteiga. Refogue o alho-poró por alguns minutos, junte a farinha de trigo e frite até dourar. Adicione o leite, aos poucos e, sem parar de mexer, cozinhe por quatro minutos, ou até desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo, espere amornar e, então, adicione o iogurte, o queijo roquefort e o manjericão. Por último, acrescente o sal. Distribua o molho sobre os nhoques e, por cima, salpique queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio por quinze minutos para gratinar.
     
    Dica:Enfeite com manjericão e sirva.


    Rendimento: 4 porções.

    Harmonização: Vinhos brancos de personalidade são uma boa opção, além de tintos leves e elegantes.
    Sugestão: Tapiz Sauvignon Blanc 2009 - Luján de Cuyo, Argentina.

    O queijo Roquefort
  • Roquefort é o nome de uma variedade de queijo, originalmente francês,  mais especificamente da região de Roquefort-sur-Soulzon.
    São produzidos com leite de ovelhas da raça Lacaune Manech e Baso-bernaise, capazes de adaptar-se às rigorosas condições climáticas que destacam por suas fortes variações de temperatura. 
    Esta variedade apresenta massa de consistência cremosa e esfarelada, com casca úmida e sabor acentuado e picante.
    Na sua fabricação, assim como no das variedades Gorgonzola e Camembert, são injetados fungos (bolores) na massa, neste caso os do tipo Penicillium, que passa, a seguir, por um processo de maturação de três meses.
    São estes fungos que desenvolvem no Roquefort a aparência característica com veios verde-azulados, que lhe dão o sabor especial.
    Roquefort vai muito bem com nozes e figos.

    Curiosidades sobre o queijo Roquefort
    Foi o queijo favorito de Carlos Magno. 
    Uma das lendas mais conhecidas acerca deste queijo conta que um jovem pastor deixou sua refeição, que consistia em pão e queijo de ovelha, em uma cave no sudoeste da França enquanto visitava a namorada. Mais tarde, quando foi encontrado, o pão havia mofado, assim como o queijo, mas o resultado era delicioso. O que de fato tem fundamento histórico é que Carlos VI, em 1411, deu aos habitantes de Roquefort-sur-Soulzon o monopólio para a produção deste queijo. Hoje em dia, os queijos Roquefort são ainda maturados naturalmente, lá nas cavernas da mesma aldeia, por um período mínimo de 4 meses.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...