Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dia de São Nicolau + Receitas

São Nicolau numa rua de Amsterdã
Na Alemanha e outros locais da Europa, o dia 6 de dezembro é comemorado há cinco séculos. Nesta data especial, todos participam da celebração, especialmente as crianças, que se deliciam com o clima festivo, saboreando os chocolates que lhes são presenteados.
Na Holanda, por exemplo, as comemorações são mais intensas do que no Natal. Na Alemanha, as crianças ganham chocolates ou outras miudezas, que o Nikolaus deposita durante a noite nos sapatos (ou botas) deixados bem à vista, especialmente para isto. No dia 6 de dezembro, os jardins-de-infância e escolas primárias são visitados por um adulto fantasiado de São Nicolau, que elogia as crianças que foram obedientes.
As outras são ameaçadas de castigo pelo Knecht Ruprecht, o criado que acompanha o Nikolaus, geralmente de expressão severa e com um feixe de varas nas mãos.

O motivo de tanta euforia e guloseimas se explica pelo fato de nesta data, no ano de 350 d.C., ter falecido um bispo, o qual ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Devido a sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi santificado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus. São Nicolau é atualmente um dos santos mais conhecidos da cristandade e mais queridos pelo povo.
São Nicolau
Diferentemente do que se imagina, este ícone de bondade é quem realmente é considerado pelo catolicismo o verdadeiro Papai Noel. Sem barriga rechonchuda, nem roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho das noites de Natal era alto, esbelto, vestia um tipo de batina branca e mitra, comuns aos bispos da época. Nascido na Turquia, na cidade de Demre, antigamente conhecida como Myra, Nicolau é personagem de diversas lendas. A mais conhecida se refere ao dia em que ele teria presenteado três irmãs com um saco de moedas de ouro, o qual teria jogado pela chaminé da casa da família. Com este dote, as meninas se livraram da prostituição e conseguiram bons casamentos.
Mas não é só entre as crianças que o velhinho se tornou popular. Entre os adultos, ele é visto como um salvador e padroeiro ou, até mesmo, como um protetor contra os perigos do mar. Por esse motivo, em muitas cidades costeiras ainda se encontram igrejas que levam o nome do santo. Só na Inglaterra existem mais de 400 e em Roma, mais de 60.
São Nicolau x Papai Noel – Há mais de 70 anos, o atual gordinho de roupas vermelhas tem disputado o lugar do velhinho de vestes brancas. Tudo começou em 1931, quando a poderosa multinacional Coca-Cola lançou uma propaganda com a nova versão de Santa Claus. O cartunista americano Thomas Nast foi o criador do atual Papai Noel, que na época apareceu nas telas da televisão oferecendo uma garrafa de refrigerante para uma garotinha.
O marketing da empresa parece ter dado tão certo, que fez com que muitos, desde então, nem se dessem conta da existência de outro Papai Noel. Desde 1997, no entanto, existe um movimento organizado pelo padre alemão Eckhard Bieger, que tenta resgatar o verdadeiro símbolo das comemorações de Natal.
O padre jesuíta deseja evitar a confusão que freqüentemente envolve as duas figuras natalinas. Em sua opinião, São Nicolau é "desde a Idade Média o patrono das crianças". Por esse motivo, "a Coca-Cola deveria procurar uma outra figura para propagar o clima natalino", conclui.
A iniciativa de Bieger tenta eliminar o teor mercadológico e comercial que acabou sendo associado ao Natal. Resgatar o símbolo original do Natal pode ser o primeiro passo para não se perder o verdadeiro sentido da comemoração do nascimento do Menino Jesus.
As Lendas e a Tradição
A primeira lenda fala do que Nicolau fez quando soube que em uma cidade no ocidente as pessoas estavam passando fome. Ele reuniu nozes, maçãs, frutas secas e grãos de trigo. Para ajudar, as mulheres da cidade fizeram pães de mel. Encheram um navio e mandaram para a tal cidade. A embarcação demorou muito para chegar e aportou no seu destino apenas à noite, quando todos dormiam. Então os tripulantes dividiram os alimentos e deixaram nas portas das casas. Depois foram embora.

Outra história conta que um viúvo tinha três filhas e estava passando por grandes necessidades. Seu sofrimento era saber que não tinha dote e que não poderia casar as meninas. São Nicolau, então, juntou um saquinho de moedas de ouro e jogou à noite pela janela. O saquinho foi cair dentro de um sapato e o viúvo conseguiu casar a primeira filha. A história se repetiu mais duas vezes e todas foram casadas, graças aos presentes dos sapatinhos.

Dessas duas lendas vem o sapatinho na janela - sim, aquele da música. Do dia 5 para o dia 6 as crianças deixam sapatinhos, saquinhos ou meias na porta e as que foram bem comportadas ganham pacotinhos do São Nicolau, com nozes, pão de mel, frutas secas... E por onde ele passa deixa estrelinhas para iluminar o caminho! ;)

Foto da Deutsche Welle

















E vamos às receitas para celebrar este dia com a família? 

Pão de São Nicolau
Ingredientes:
1 quilo de farinha de trigo
150 gramas de margarina
3 tabletes de fermento de pão
1 lata de leite moça
A mesma medida de leite
3 ovos inteiros
3 colheres de sopa de raspas de laranja
Gemas para pincelar
Modo de preparo:Bata os ingredientes no liqüidificador, menos a farinha de trigo.
Junte a farinha, aos poucos (a massa fica úmida), e deixe descansar por uma hora.
Depois, modele um boneco igual ao Papai Noel ou faça roscas decoradas. 
Deixe descansar, desta vez, por 45 minutos. 
Por último, asse em forno quente, até que asse e doure.
Não esqueça de pincelar com as gemas.
Bolo de São Nicolau(receita alemã)

Ingredientes:


  • 20g de manteiga
  • 300g de farinha
  • 3 colheres de chá com fermento
  • 150g de amêndoa moída
  • 4 colheres de sopa de casca de limão cristalizada (ou passada por açúcar numa frigideira em fogo brando)
  • 3 colheres de sopa com cacau em pó
  • 250g de mel
  • 2 colheres de chá com canela em pó
  • 2 colheres de chá com essência de baunilha
  • 2 colheres de chá de raspa de limão
  • 1 colher de chá de essência de amêndoa
  • 12 colheres de sopa de água

Modo de preparo:


  1. Mistura-se numa tigela a farinha, o fermento, as amêndoas, a casca de limão cristalizada, o cacau, a baunilha, a raspa de limão e a essência de amêndoa. 
  2. Numa frigideira à parte mistura-se o açúcar, o mel e a água mexendo bem para não deixar queimar.
  3. Ferve 5 minutos e depois juntam-se os restantes ingredientes, utilizando uma colher de pau.
  4. Unta-se um tabuleiro com manteiga, polvilha-se com farinha e deita-se a massa lá dentro. 
  5. Vai ao forno durante 20 minutos. 
  6. Retira-se então para salpicar com amêndoas e coze mais 5 minutos. 
  7. Quando ficar pronto, cobre-se com geleia de amêndoa e corta-se aos quadrados.


Letras de São Nicolau

Ingredientes:


  • massa folhada congelada
  • 1 clara de ovo
  • 50g de amêndoas picadas
  • 50g de açúcar

Modo de preparo:


  1. Deixa-se descongelar a massa folhada, estende-se com o rolo e corta-se em tiras para formar letras, de preferência iniciais dos nomes das pessoas da casa ou dos amigos. 
  2. Colocam-se as letras numa forma, forrada de papel alumínio, besuntam-se com claras de ovo e salpicam-se com amêndoas e açúcar.
  3. Levam-se ao forno a assam durante 10 minutos. 
  4. Podem-se conservar numa lata de bolachas durante dois ou três dias.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...