Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Brigadeiro Tradicional


A delícia brasileira e sua história

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres(sopa) de manteiga
  • Chocolate Granulado

Modo de Preparo:Coloque a mistura numa panela grande. Deixe ferver em fogo baixo, mexendo sempre até que desgrude da panela. Deixe esfriar. Faça bolinhas de massa. Coloque chocolate granulado em um prato e passe cada bolinha até que esteja totalmente coberta. Coloque em forminhas de papel e sirva.

Rendimento: 40 Unidades

Você sabe de onde vem o Brigadeiro?
Brigadeiro, ou negrinho, é um doce brasileiro criado na década de 1940, comum  hoje em todo o país e normalmente presente nas festas de aniversário, junto com o cajuzinho e beijinho.
Os ingredientes do brigadeiro são leite condensadoachocolatado em pómanteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas.
O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar candidatou-se à presidência da República pela UDN. Pelo físico avantajado e boa aparência, o candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O candidato fazia mesmo um imenso sucesso entre as mulheres, inclusive o seu slogan de campanha era “Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro” (as bizarrices eleitorais começaram bem cedo em nosso país),e, dizem, um grupo de mulheres passou a organizar festas em prol da candidatura do Brigadeiro.
O doce foi criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos. Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: Mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Eduardo Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...