Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Menu dia das Crianças - Diversão e Saúde!



A luta dos pais e crianças na hora das refeições é diária. Existem diversos meios e truques para fazer a criança comer. O que não pode é deixar a criançada sem se alimentar corretamente. A boa alimentação é fundamental para o crescimento físico e mental.
Foi pensando nisso que a Chef Heloísa Bacellar, do restaurante ‘Lá da Venda’, em parceria com a campanha “Azeite sua Vida”, montou um Menu especial para o dia das crianças, com pratos elaborados de maneira saudável e inovadora.
As batatinhas assadas com salsinha e as mini cenouras com laranja e azeite espanhol, são uma delícia e, além disso, oferecem nutrientes como vitaminas A, B e C. A batata é grande fonte de energia, enquanto a cenoura é fundamental para a fase de desenvolvimento das crianças.
Para sobremesa os pequenos vão adorar o bolo de chocolate feito com o azeite de oliva espanhol. Com o ingrediente o doce ganha qualidade e promete agradar até mesmo os paladares exigentes.
Heloísa apresenta ainda mais receitas que envolvem bom gosto e saúde como Frango assado com louro e limão, Mini cenouras com laranja e azeite espanholalém dos deliciosos Crêpes com mussarela, tomate e manjericão. O grande segredo para os filhos comerem bem é os pais servirem de exemplo. Então vale para toda a família aproveitar os pratos diferenciados e, assim, transformar o dia das crianças em um dia de muita diversão e sabor.
Menu Dia das Crianças – por Heloisa Bacellar
1) Crêpes com mussarela, tomate e manjericão (20 unidades; 1 hora, mais pelo menos 30 minutos para a massa repousar)
para a massa
3 xícaras de leite ou água
6 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
¼ de xícara de azeite de oliva virgem espanhol
azeite de oliva virgem espanhol para fritar
para o recheio
10 tomates vermelhos e maduros
2 dentes de alho inteiros e sem casca
30 raminhos de manjericão
20 bolas de mussarela de búfala cortadas em 4 partes
sal e pimenta-do-reino
azeite de oliva virgem espanhol
Para a massa, coloque o leite, os ovos, a farinha, o sal e o azeite numa tigela média, misture com um batedor de arame até obter uma massa lisa, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Em seguida, aqueça um fio de azeite numa frigideira anti aderente de uns 18 cm, despeje mais ou menos ¼ de xícara de massa e movimente a frigideira bem rápido para espalhar e conseguir uma crêpe fininha e uniforme. Espere dourar nas bordas, vire para dourar do outro lado, transfira para um prato e prepare outra, juntando mais um pouquinho de azeite se as crêpes começarem a grudar. Se quiser, prepare as crêpes na véspera e guarde na geladeira, ou congele por até 2 meses e aqueça na frigideira ou no microondas antes de servir.)
Para o recheio, aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo), corte os tomates em 4 partes de comprido, descarte as sementes e coloque num refratário médio com o alho, sal, pimenta, 10 ramos de manjericão e  regue com azeite. Asse por mais ou menos 1 hora, até que o tomate esteja macio e perfumado. Retire do forno, espere amornar, descarte as ervas murchas e os dentes de alho, solte e descarte as peles dos tomates e reserve o caldinho da assadeira. Unte com azeite um refratário médio e aumente a temperatura do forno para 220ºC (alto). No centro de cada crêpe espalhe 4 pedaços de tomate, 4 de mussarela, 2 raminhos de manjericão, depois enrole como um charuto ou dobre como um leque e transfira para o refratário. Regue as crêpes com o caldinho da assadeira (se necessário, junte mais um fio de azeite). Leve as crêpes ao forno por uns 10 minutos, apenas o bastante para aquecer e derreter a mussarela.
2)  Batatinhas assadas com salsinha (1 hora)
24 batatas bolinha lavadas e com casca
1/4 de xícara de azeite de oliva espanhol (aproximadamente)
48 ramos miúdos de salsinha
sal e pimenta-do-reino
Aqueça o forno a 180ºC (médio). Corte as batatinhas ao meio. Coloque o azeite numa assadeira grande e que acomode as metades numa camada só, polvilhe com sal e pimenta, misture e espalhe para que o azeite cubra todo o fundo da assadeira. Encoste um ramo de salsinha na face cortada de cada metade de batata, coloque na assadeira com o lado estampado para baixo e pressione para colar. Asse por uns 20 minutos, até que a batata esteja macia, dourada nas bordas e com a casca ligeiramente estufada. Retire do forno, descole a batata da assadeira com cuidado e passe para um prato, deixando o lado estampado ervas para cima.
3) Frango assado com louro e limão (4 pessoas; 1 hora e 30 minutos)
1 frango inteiro, bem limpo e seco
1 limão
6 folhas de louro
4 dentes de alho inteiros com casca
azeite de oliva virgem espanhol
sal e pimenta-do-reino
Aqueça o forno a 180ºC (médio) e unte com azeite um refratário médio que possa ir à mesa, ou uma assadeira. Com cuidado, solte e levante a pele do peito e das coxas do frango, polvilhe a carne com sal e pimenta, coloque 1 folha de louro sobre cada metade do peito e sobre cada coxa. Volte com a pele para o lugar, polvilhe o frango por fora com mais sal e pimenta, regue com o suco do limão e azeite, coloque o alho e o louro restante na cavidade e ponha no centro do refratário. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno por aproximadamente 1 hora. Ao final desse tempo, descarte o papel-alumínio, aumente a temperatura para 220ºC (alto) e volte com a assadeira ao forno por mais ou menos 20 minutos, até que o frango esteja bem dourado e macio (espete a coxa com um garfo e veja se os sucos sobem claros). Retire do forno, deixe repousar por 5 minutos e sirva.
4) – Mini cenouras com laranja e azeite espanhol (30 minutos, 6 pessoas)
24 mini cenouras já lavadas (não é preciso descascar)
1 colher (chá) de açúcar
suco de 1 laranja
1 colher (sopa) de azeite de oliva virgem espanhol (aproximadamente)
sal
Coloque as cenourinhas numa frigideira grande com o açúcar, o suco de laranja, o azeite, uma boa pitada de sal e água apenas o bastante para cobrir. Aqueça e mantenha no fogo até que elas estejam macias e brilhantes.
5) - Pão de batata, azeite espanhol e alecrim (4 porções, 1 hora e 30 minutos, mais 2 horas para a massa repousar)
1 tablete de fermento biológico (15 g)
1 colhere (sopa) de açúcar
1 xícara de água morna
3 ½ xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
1 batata grande cozida espremida
1/4 de xícara de azeite de oliva espanhol (para a massa)
1 colher (sopa) rasa de sal
1 colher (sopa de sal grosso
1 ramo grande de alecrim
azeite de oliva espanhol para regar e untar
farinha de trigo para polvilhar
Dissolva numa tigelinha o fermento, o açúcar, a água e 1 xícara da farinha e espere uns 15 minutos até surgirem bolhas. Junte a batata, o azeite e o sal, acrescente a farinha aos pouquinhos e trabalhe até obter uma massa macia e que descole das mãos. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume. Unte uma fôrma grande para bolo inglês com azeite. Polvilhe uma superfície com farinha e também a massa se estiver muito pegajosa. Com as mãos, modele 1 cilindro do comprimento da fôrma, transfira para a fôrma, cubra com um pano limpo de deixe repousar por mais 1 hora. Quando faltarem 15 minutos para completar o tempo, aqueça o  forno a 220ºC (alto). Faça alguns furinhos com a ponta do dedo indicador na superfície do pão, espalhe por cima o sal grosso e as folhinhas do alecrim, regue com um fio de azeite e leve ao forno por uns 45 minutos, até o pão crescer, dourar e se soltar da fôrma.
6) – Frigideira de batata doce e cará (4 pessoas, 1 hora)
1 cebola em cubinhos miúdos
250 g de batata doce em cubos de 1 cm
250 g de cará em cubos de 1 cm
6 ovos
azeite de oliva virgem espanhol
sal
Regue o fundo frigideira média (20 cm) com azeite e nele doure ligeiramente a cebola. Acrescente os cubinhos de batata doce e de cará, polvilhe com um pouco de sal e misture bem. Junte azeite o quanto baste para cobrir os cubinhos e mantenha em fogo baixo por uns 15 minutos, até que eles estejam bem macios. Então, escorra o azeite (se quiser, guarde para fritar batatas no dia seguinte), junte os ovos ligeiramente batidos com um pouco de sal e espere firmar e dourar nas bordas. Com a ajuda de um prato, vire e volte com a preparação para a frigideira para dourar do outro lado. Sirva em seguida com salada de folhas.
Bolo de chocolate e azeite espanhol
(12 porções; 1 hora e 30 minutos)
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara de azeite de oliva virgem espanhol
4 ovos
2 xícaras de leite (ou água)
azeite de oliva espanhol para untar e farinha para polvilhar
Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto), unte levemente uma assadeira média com azeite e polvilhe com farinha.
Coloque o chocolate, o açúcar, a farinha, o fermento e o bicarbonato numa tigela grande e misture com  batedor de arame até tudo ficar da mesma cor. Junte o azeite, os ovos e o leite e bata até conseguir uma massa lisa e uniforme (se preferir, use a batedeira). Coloque a massa na assadeira, leve ao forno e asse por uns 35 minutos, até que o bolo esteja crescido, firme e com as bordas soltando-se das laterais (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Retire do forno, aguarde 15 minutos e desenforme o bolo sobre um prato raso.
**elaborado pela chef Heloisa Bacellar em parceria com a campanha Azeite Sua Vida
Lá da Venda. Rua Harmonia, 161 - Vila Madalena - São Paulo - SP Tel: (11) 3037-7702. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...