Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mingau de Maisena e 5 variações


Ingredientes:
* 500ml de leite
* 2 colheres de sopa de Maisena(amido de milho)
* 1 colher de sopa de açúcar
* 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo:
Misture o leite e a maisena até dissolver totalmente, leve ao fogo e acrescente os outros ingredientes.
Mexa até engrossar a seu gosto.

Variações:

1. Com ameixa seca ou em calda: Acrescente 6 ameixas secas descaroçadas e picadas bem miudinho ao leite que será usado no preparo do mingau e deixe descansar por 5 minutos antes de preparar o mingau básico. Se preferir a ameixa em calda, apenas coloque sobre o mingau, no momento em que servir, a quantidade desejada.
      2. Com canela: Polvilhe canela em pó sobre o mingau básico.
3. Com Morango: Adicione 1 colher de sopa de Nesquik ou outro pó para bebida de morango ao mingau básico antes de levar ao fogo.
4. Colorido: Adicione 3 gotas de corante comestível da cor que você gostar ao leite que será preparado o mingau.
5. Banana com uva-passa: ao mingau pronto, acrescente 2 bananas amassadas. Enfeite com uvas-passa e sirva.





Mais sobre o AMIDO DE MILHO

Amido de milho é o nome que se dá à farinha feita do milho, e usada na culinária como substituto da farinha de trigo ou para o preparo de cremes, mingaus, como espessante.
Usa-se também a palavra Maisena, derivada do taíno (língua indígena das Antilhasmaís, pelo espanhol maiz, significando "milho graúdo".
Para a sua confecção os grãos de milho são molhados e têm retiradas a casca e a plântula embrionária. Após secagem, o grão remanescente, quase que totalmente de amido, é triturado e moído até se transformar num pó bem fino.
O amido de milho é elemento presente também na fabricação de alimentos, sendo a principal matéria-prima dos chamados extrusados, tais como biscoitos, cereais matinais, massas pré-cozidas e outros, pois tem como características produzir efeitos apreciados pelo consumidor, tais como crocância ou grande expansão.

MAIZENA ou MAISENA
Na língua portuguesa, depois de ditongo se escreve "s", e não "z": "coisa", "faisão", "lousa".Por isso, o certo é "maisena", com "s". 
"Maizena", com "z", é o nome de uma marca devidamente registrada e, portanto, só deve ser grafado com inicial maiúscula e quando se fizer referência a essa marca.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...