Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Semana Internacional de Gastronomia da da Costa da Esmeralda

Os municípios de Bombinhas, Itapema e Porto Belo mais uma vez tiveram valor agregado ao turismo de inverno através da iniciativa do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, que promoveu em julho de 2010 a 3ª edição da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. Mais de três mil pessoas prestigiaram o evento. Além dos workshops com renomados chefs de cozinha, os restaurantes da Costa da Esmeralda, durante todo o mês de julho, receberam turistas e moradores com cardápios especiais formando a Rota Gastronômica.


Para mim, o ponto alto do evento foram os Workshops. Ministraram cursos, nada mais nada menos que Alex Atala, Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil, Olivier Anquier, Luigi Tartari e Fabrice Lenud, Sébastien Odet (INBP França), Thomas Marie (INBP França), Stéphane Bisson (INBP França), Giuliano Tassinari – Scuola Alberghiera Di Serramazoni, Giuseppe Schipano – Scuola Alberghiera Di Serramazoni.

Tivemos a oportunidade de participar de alguns, por valores irrisórios dado o nível dos chefs, e adoramos!


Olivier Anquier ensinando o seu arroz de frutos do mar
eu fui, viram?


As bonitas Jacque e Neide Dalçoquio compareceram e abrilhantaram o evento

O grande Emmanuel Bassoleil!







Uma salada maravilhosa de Peito de pato defumado foi uma das entradas que aprendemos



O famoso Bacalhau em Cassoulet 



Sopa de Frutas Vermelhas ao Cassis com centro de queijo mascarpone






Livros, autógrafos....tudo valeu apena!
Mais fotos, de todos os cursos, em http://www.semanadegastronomia.com.br/fotos/


Alem de tudo isso, degustamos diversos pratos de restaurantes que participaram da Rota. Destaque para o Restaurante e a Pizzaria do Refugio do Estaleiro, que simplesmente arrasam nos pratos, nas pizzas, no excelente atendimento e situam-se junto do Hotel Pousada Refugio do Estaleiro, na Praia do Araçá, que podemos chamar de um pedacinho do paraíso. Pode-se freqüentar o restaurante e a pizzaria mesmo sem estar hospedado no resort. 


Entrada de Salada de folhas nobres com lascas de salmão


Entrada de Polvo salteado em azeite de oliva, alho e tomates frescos, acompanhado de torradas


Camarão em Crosta de Pinhão, ao molho de amoras silvestres e arroz de coco queimado


O tradicional Brownie com sorvete de baunilha

A famosa Pizza da Pizzaria do Refugio 


Um brinde antes de voltar para casa...

Refúgio do Estaleiro - A Rua Flávia Verônica Martelinni, 400 - Araçá (47) 3369-8282. Atendimento do restaurante: Diariamente das 12h às 16h. A Pizzaria funciona de quinta a sábado, das 19h às 23h. Site do resort - http://www.refugiodoestaleiro.com.br/



Outro lugar que nos chamou atenção foi o Ristorante Miramare, na avendia central de Porto Belo, logo ao lado da Secretaria de Turismo, com uma Cucina Italiana tradicional, de primeira, liderada pela proprietária veramente italiana, auxiliada pelo genro e filha, todos muito simpáticos e amáveis! O Ossobuco alla Milanese foi dos deuses, imperdível, super recomendo!


O Ristorante Miramare fica na Av. Governador Celso Ramos, 1544 - Centro. Fone (47) 3369-4987. Atendimento: De terça à domingo das 11h30 às 15h e de quinta a domingo das 19h às 23h. 

As receitas que aprendemos nos cursos vou postar em breve e poderão ser encontradas aqui no marcador receitas de grandes chefes.

E no ano que vem tem mais, e se Deus permitir, estaremos de novo prestigiando 
e aprendendo sempre mais!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...