Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Polipo del Bosco

Fotos Rogério Voltan
Ingredientes:
1 polvo com cerca de 3 kg, para retirar tentáculos com boa espessura; 
1 batata-doce grande vermelha cozida em água e sal, cortada em cubinhos; 
1 talo de alho-poró fatiado; 
12 shitakes médios; 
4 tomates italianos em cubinhos, sem as sementes; 
tomilho e alecrim frescos a gosto; 
pimenta calabresa a gosto; 
sal a gosto; 
50 ml de vinho branco seco; 
50 g de manteiga semsal; 
2 dentes de alho bem picadinhos; 
azeite a gosto; 
4 fatias de pão italiano. 

Modo de Preparo: 
1 Cozinhe o polvo inteiro em água pura, sem sal, por cerca de 1h20. Comece o cozimento com a água ainda fria. Corte 4 tentáculos e reserve. 
2 Esquente bem uma frigideira grande, jogue um fio de azeite e doure os cubinhos de batata-doce. Tempere com a pimenta calabresa e as ervas. 
3 Acrescente o alho - poró e os shitakes. Mexa até que fiquem dourados. 
4 Afaste o refogado para o canto da frigideira e coloque a manteiga no fundo da panela., deixando queimar ligeiramente. Adicione o tomate e o vinho. Espere secar um pouco, ponha sal a gosto, apague o fogo e reserve. 
5 Em outra frigideira ou em uma chapa bem quente, untada com azeite, grelhe os tentáculos de um só lado por 3 minutos (coloque um peso, para pressioná-los na direção da grelha). 
6 Queime as fatias de pão no bico do fogo e coloque uma em cada prato. Por cima, ponha o refogado e, ao lado, o tentáculo de polvo. 


Rendimento: 4 porções.


Receita do Chef André Mifano, do Restaurante Vito, em São Paulo. Considerado uma revelação na cena gastronômica do país atualmente.
Saiba mais sobre ele lendo esta ótima reportagem do Go Where gastronomia.


O vinho para a correta harmonização com o prato
Vinhos rosés se encaixam bem com polvo, lula e camarão, que tem sabores mais acentuados e macios. Inclusive os secos são também uma boa pedida, principalmente os da região de Provence, na França.
Estes vinhos são indicados por não serem tão concentrados como os tintos, já que sua delicadeza casa perfeitamente com o sabor complexo dos frutos do mar. Em compensação não se deve harmonizar este tipo de prato com vinhos tintos encorpados, como Malbec Argentino e o Cabernet Sauvignon, pois são mais pesados.
O grau de vinho varia de vinho para vinho, mas para servir com frutos do mar o ideal é uma média entre 12,5% ou 13% para camarões, polvo, vôngole e ostras e acima de 13,5% de álcool para lagostas, lula e mexilhão. Cada dica seguida corretamente fará da sua harmonização entre os vinhos e os frutos uma grande celebração.
Sugestão: Mitolo Sangiovese Rosé (Servido entre 6 e 7ºC).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...