Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Patê de Abacate

Ingredientes

  • 1 abacate
  • 1 cebola roxa pequena
  • 2 dentes de alho
  • algumas gotas de limão
  • 1/2 xícara (chá) de cream cheese(ou requeijão)
  • 3 colheres(sopa) de azeite
  • 1/2 xícara (chá) de salsa picada
  • sal e pimenta calabresa a gosto
  • louro em pó(opcional)

Modo de Preparo

  1. Processe todos os ingredientes.
  2. Servir gelado, com o tipo de pão ou torradas que mais gostar.

OBS: Se achar que o patê ficou muito mole, acrescente uma fatia de pão integral e processe junto. Esse é um segredinho que funciona com a maioria dos patês e fica muito gostoso.


Idéias para servir:

em mini-sanduíches, intercalando com mostarda e o patê de abacate

com camarões e frutos do mar

para realçar o sabor e o visual de sanduíches

dentro da própria casca

O ABACATE - história e propriedades

abacate, é o fruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada - incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira- e muito popular no Brasil.
Segundo CARLOS NORIEGA (apud SOUZA-NOVELO), sua existência foi dada a conhecer na Europa pelo cronista FRANCISCO SERVANTES DE SALAZAR, em 1554. GARCILAZO DE LA VEJA relatou, em 1603, que o abacate desfrutava de enorme importÔncia entre os incas, ao qual chamavam palto no Peru e cura em Costa Rica. Em Trujillo e Chimbote, no Peru, foram encontrados nas tumbas vasos que o representavam.
Incerta e discutível é a sua presença no Brasil nos séculos 16 e 17. Sabe-se que LUIS DE ABREU VIEIRA E PAIVA trouxe da Ilha da França (hoje Guiana Francesa), em 1809, algumas mudas e sementes para o Rio de Janeiro, que, por ordem de sua Alteza Real, foram plantadas na Real Quinta.
O naturalista ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA dizia tê-lo encontrado, em 1787, no Rio Negro.
Em 1819, MARTIUS encontrou abacateiros ás margens do Itapicuru, entre Caxias e São Luis, descrevendo:cujo fruto do tamanho e forma de pêra oferece, em torno do caroço, saborosíssima e fresca polpa, que se come com açúcar.
Não podiam provir, obviamente, das mudas plantadas na Real Quinta.
Somente a partir de 1920 é que se iniciaram as introduções no Brasil de variedades de abacate dos Estados Unidos.
Neste país, o abacate foi introduzido na Flórida, em 1835, e na Califórnia, mais tarde, em 1856, quando foi levado da Nicarágua para São Miguel.
Os astecas davam o nome de aguacatl a pequenos frutos comestíveis de uns 3 cm de comprimento, ainda encontrados, em estado silvestre, no planalto mexicano. Após mais de quatro séculos de aperfeiçoamentos genéticos, esses abacates tornaram-se furtos ovóides, de aproximadamente 20 cm de comprimento e 15 cm de largura.

O abacate era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século XIX. O nome nahuatl (asteca) do fruto é ahuacatl (o qual significa testículo - analogia com a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate.
São conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana.
Os tipos mais conhecidos são:
Os que têm a forma de pêra, e casca fina e lustroso são chamados de manteiga.
Os que têm a forma de um ovo e casca rugosa são chamados de guatemala.
Os que têm o formato mais alongado são chamados de pescoço.

Considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, o abacate tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. É a única fruta que contém todas as vitaminas (A, B, C. D e E ) em conjunto.
Deve ser servido cru, pois se torna amargo quando cozido. Pode ser acrescentado a pratos quentes já cozidos, servido em forma de saladas ou batido com leite. Os abacates só amadurecem depois de colhidos.
Na cozinha, o abacate mostra-se muito versátil. Dá uma salada de excelente aparência quando cortado em cubos e misturado a rodelas de ovos cozidos, cebola, temperado com sal, vinagre e pimenta do reino. Pode ainda se transformar em sorvete, bastando para isso batê-lo no liquidificador com suco de limão, açúcar e leite e levá-lo ao congelador em forminhas.Importante é saber que ele se conserva na geladeira por 2 a 4 semanas, quando de boa qualidade.Seu período de safra vai de fevereiro a agosto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...