Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fondue de Queijo

Tida como um prato típico de inverno, a fondue é uma ótima pedida para quem busca uma comida saborosa e requintada. 
Ingredientes
1 lata de creme de leite(sem soro)
1 copo de requeijão
200g de queijo mussarela ralado
200g de queijo provolone ralado(substitua por emmenthal, gruyère, ou os dois, se preferir)
100g de queijo gorgonzola picado
1/2 taça de vinho branco seco
Pimenta-do-reino e noz-moscada em pó a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela, aqueça o vinho, o creme de leite com o requeijão até começar a borbulhar. Neste momento, entre com o queijo gorgonzola, abaixe um pouco o fogo e mexa até o queijo gorgonzola incorporar bem. Entre com a mussarela e depois com o provolone. Polvilhe a pimenta. Mexa até os queijos derreterem por completo e transfira então para a panela da fondue.
Sirva com variados tipos de pães e torradas. Se quiser incrementar as opções de acompanhamento, sirva também batatas cozidas em cubos, presunto em cubos, tomates cereja, pepinos em rodelas, cenoura cozida em cubos, nozes, pedaços de figo, pera e damasco(seco).
Rende 4 porções.
Harmonização: vinho branco cabernet suvignon ou riesling.


Origem da Fondue
A fondue (palavra que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.
Para não morrer de fome, começaram a aproveitar os restos do queijo produzido adicionando bebida alcoólica para conservação, e assim, passaram a estocar blocos derretidos com o destilado, que endurecia com o frio, mas não estragava.
Apesar da origem humilde, a fondue se tornou uma comida refinada ganhando fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, ele criou a fondue de chocolate, que servia como sobremesa e que hoje faz o maior sucesso.
Originalmente é um prato à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.
A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas deve situar-se na região de Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699.Dentro da região Jura/Savoie fica a cidade de La Chaux-de-Fonds que diz ser o berço da fondue de queijo.Esta cidade é conhecida essencialmente pela manufactura de relógios.É considerada a principal cidade na fabricação de relógios na Suíça.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...