Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fondue de chocolate

fondue de chocolate
Ingredientes:
300 g de chocolate ao leite
100 g de chocolate meio-amargo
1 xícara de chá de creme de leite
2 colheres de água de rosas ou rum, se quiser dar um toque especial
Modo de preparo:
Pique grosseiramente os dois tipos de chocolate e reserve. Leve 3/4 de xícara de creme de leite ao fogo baixo e, quando estiver quase levantando fervura, junte o chocolate picado. Deixe no fogo, até que o chocolate derreta, mexendo  sempre e tomando cuidado para que o creme não ferva. Verifique a consistência e, se achar que ficou grosso demais, junte um pouco de creme de leite. Quando o chocolate estiver completamente derretido, tire a panela do fogo. 
Dicas: Além da panelinha. pode-se derreter o chocolate em banho maria ou no microondas. Mas cuidado para não queimar! Para manter o chocolate derretido, utilize uma velinha ou o fogareiro a álcool, basta regular a chama.
Para acompanhar: frutas da estação, doces como marshmallow, bolachas waffle partidas em pequenas partes, bolos doces (amanhecidos). Só tome cuidado com as frutas muito aguadas, para não comprometer o chocolate.
Harmonização: Os vinhos ideais para a harmonização com o Fondue de Chocolate, são os do Porto, dentre eles o melhor é o Tawny, (que é mais ácido e magro e não prejudica o sabor da fruta, nem tampouco briga com sua acidez), o francês Banyuls, os Vinhos Madeira e o Vinsanto toscano, da Itália.
Música de fundo: Que tal Chocolate, do Tim Maia, na voz da Marisa Monte?
Vai ai o vídeo, uma tentação!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...