Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Blinis de aipim

Blinis são pequenos crepes levedados que nós ocidentais associamos irremediavelmente ao caviar. Os blinis foram criados na Rússia.


Ingredientes
1/4 xícara de chá de farinha de trigo 
1/4 xícara de chá de leite 
1 colher de sopa de fermento químico 
1 colher de sopa de manteiga derretida 
1/2 colher de chá de sal 
200g de aipim
1 ovo
Modo de preparo






Descascar e ralar a mandioca. Numa tigela, misturar à manteiga e ao ovo, mexendo bem com uma colher de pau. Juntar a farinha, o leite o fermento e o sal, misturando bem até obter uma massa homogênea. Levar ao fogo médio uma frigideira antiaderente untada com manteiga. Colocar ½ colher de sopa da massa, formando uma pequena panqueca. Abaixar o fogo e cozinhar até a parte inferior ficar dourada. Virar e fritar até dourar. Repetir a operação com a massa restante. 

Sirva com cream cheese e salmão defumado, com brie e geleia de pimenta, com nata e caviar, com camarao e sour cream...enfim, existem muitas formas de servir deliciosos blinos, sempre acompanhados de um bom espumante brut, claro!
Veja mais ideias nas fotos abaixo
com shimeji e cream cheese...
 
com pates...
em varias camadas, como uma entrada...
Seja como for, vai ficar uma maravilha!

3 comentários:

Lata de Luxo disse...

Ola,Janita.
Ficaram lindos e parecem muito apetitosos.Gostei da receita e vou fazer,afinal aipim faz o maior sucesso aqui em casa,seja doce ou salgado.Grande abraco.zenaide storino.

Suzana disse...

Janita..eu estava tentando descobrir o que eram "blinis" pois vi uma receita com eles em um desses desafios culinários de canal pago (discovery something)...Achei super interessante e creio que devem ser levados como "mini refeição", assim como os cupcakes, antes em descaso, agora famosos. Pensei em tentar servir os "blinis" em colheres..será que daria certo?

Jana G. disse...

Zenaide e Suzana, sou imensamente grata pelos comments! Participem sempre, bom demais ter vcs aqui!!!
Zenaide, tbem sou louca por aipim, seja como for!
Suzana, adorei tua ressalva aos blinis e em colheres, uma tendencia bem atual e chic, creio que ficariam lindos! Se fizeres, diga depois como ficou! Tks!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...