Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Blinis de aipim

Blinis são pequenos crepes levedados que nós ocidentais associamos irremediavelmente ao caviar. Os blinis foram criados na Rússia.


Ingredientes
1/4 xícara de chá de farinha de trigo 
1/4 xícara de chá de leite 
1 colher de sopa de fermento químico 
1 colher de sopa de manteiga derretida 
1/2 colher de chá de sal 
200g de aipim
1 ovo
Modo de preparo






Descascar e ralar a mandioca. Numa tigela, misturar à manteiga e ao ovo, mexendo bem com uma colher de pau. Juntar a farinha, o leite o fermento e o sal, misturando bem até obter uma massa homogênea. Levar ao fogo médio uma frigideira antiaderente untada com manteiga. Colocar ½ colher de sopa da massa, formando uma pequena panqueca. Abaixar o fogo e cozinhar até a parte inferior ficar dourada. Virar e fritar até dourar. Repetir a operação com a massa restante. 

Sirva com cream cheese e salmão defumado, com brie e geleia de pimenta, com nata e caviar, com camarao e sour cream...enfim, existem muitas formas de servir deliciosos blinos, sempre acompanhados de um bom espumante brut, claro!
Veja mais ideias nas fotos abaixo
com shimeji e cream cheese...
 
com pates...
em varias camadas, como uma entrada...
Seja como for, vai ficar uma maravilha!

3 comentários:

Lata de Luxo disse...

Ola,Janita.
Ficaram lindos e parecem muito apetitosos.Gostei da receita e vou fazer,afinal aipim faz o maior sucesso aqui em casa,seja doce ou salgado.Grande abraco.zenaide storino.

Suzana disse...

Janita..eu estava tentando descobrir o que eram "blinis" pois vi uma receita com eles em um desses desafios culinários de canal pago (discovery something)...Achei super interessante e creio que devem ser levados como "mini refeição", assim como os cupcakes, antes em descaso, agora famosos. Pensei em tentar servir os "blinis" em colheres..será que daria certo?

Janita/Jana Gommersbach disse...

Zenaide e Suzana, sou imensamente grata pelos comments! Participem sempre, bom demais ter vcs aqui!!!
Zenaide, tbem sou louca por aipim, seja como for!
Suzana, adorei tua ressalva aos blinis e em colheres, uma tendencia bem atual e chic, creio que ficariam lindos! Se fizeres, diga depois como ficou! Tks!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...