Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bacalhau em cassoulet


Famosa receita do Chef Emmanuel Bassolei.
Aprendi a fazer este prato em recente curso com ele e asseguro que fica maravilhoso!


Ingredientes
 160 ml de azeite extravirgem  100 g de cebola picada  1 colher (sopa) de alho picado  100 g de bacon cortado em cubos médios  300 g de feijão-branco deixado de molho na véspera  1 buquê de sálvia e tomilho frescos  2 folhas de louro  1 gomo de paio  2 l de caldo de frango  4 postas de 140 g cada uma de lombo de bacalhau dessalgado  4 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos  Sal e pimenta-do-reino  4 fatias de pão de fôrma torradas com azeite e esmigalhadas  Salsa picada  Folhas de sálvia e de tomilho (para decorar)


Modo de Preparo


Numa panela com metade do azeite, refogue a cebola, o alho e o bacon até a cebola ficar dourada. Acrescente o feijão-branco, o buquê de ervas, o louro e o gomo de paio inteiro. Coloque o caldo de frango. Tampe a panela e deixe cozinhar. Enquanto isso, ponha o azeite restante numa frigideira antiaderente e doure as postas de bacalhau dos dois lados. Reserve para finalizar seu cozimento no feijão. Quando o feijão estiver al dente, adicione as postas de bacalhau, tampe a panela e cozinhe por mais 8 a 10 minutos. Retire-as e finalize o feijão fatiando o paio e acrescentando o tomate, o sal e a pimenta-do-reino. Em um prato fundo, coloque o feijão e a posta de bacalhau por cima. Polvilhe com pão torrado e salsa. Decore com folha de sálvia e tomilho.


Rende 4 porções


Harmoniza muito bem com um pinot noir.


Mais Sobre o CASSOULET

cassoulet (em Languedocianocaçolet) é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Limousin, em especial das cidades de CarcassonneCastelnaudary e Toulouse. Tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão seco e carne, principalmente o confit d'oie (confit de ganso), confit de canard (confit de pato), salsichas, lingüiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.

Cassoulet de Carcassonne.
Põe-se o feijão de molho algumas horas antes que depois é cozido em fogo baixo numa cassole, ou caçarola de barro, daí a origem do nome cassoulet.
A história do cassoulet é uma história de Languedoc. Uma lenda 
coloca o nascimento do cassoulet durante o cerco de Castelnaudary 
por Eduardo, o Príncipe de Gales, em 1355. Os habitantes da cidade 
sitiada recolhiam os alimentos restantes para criar um guisado 
cozinhado em um grande caldeirão. 
Tres cidades, CastelnaudaryCarcassonne e Toulouse disputam a origem e o título de melhor variedade do prato desde a sua origem, provavelmente durante a Guerra dos Cem Anos. Porém o cozinheiro languedociano Prosper Montagné diz que o cassoulet é o Deus da cozinha occitana: em Castelnaudary é o "Deus-pai", o "Deus-filho" é o de Carcassonne, e o "Espírito Santo" é o de Toulouse.
Na França é muito comum encontrar cassoulet já preparado em latas, variando o preço e ingredientes segundo a versão. As mais baratas contêm apenas feijão molho de tomate, alguns pedaços de carne de porco e salsichas baratas. Preparações mais caras usam gordura de ganso e também podem incluir salsichas de Toulouse, carne de ganso, cordeiro ou confit de pato.

Em restaurantes americanos, o termo cassoulet é freqüentemente aplicado a todos os grãos feitos em caçarola, com inovações como o salmão em cassoulet.


Contrariamente ao que algumas pessoas pensam, cassoulet é bom para a saúde e relativamente leve, 
700-800 kcal para uma travessa. No entanto cassoulet é mais um prato de inverno, e quando você servir, considere-o como uma refeição completa.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...