Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Schmierkaese mit Curry

Uma receita que minha Oma preparava, com pitadinhas minhas...
Uma maravilha para acompanhar torradas e saladas!
Ingredientes


100 g ricota
1 colher(sopa) bem cheia de curry
1 colher(sopa) de nata
2 colheres(sopa) de catupiry, cream cheese ou requeijao
Cebolinha e salsinha picadinhas
Dill
sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo


Amasse a ricota com um garfo, bem amassadinha, acrescente os outros ingredientes e misture bem.
Coloque em um potinho, enfeite com salsinha.
Sirva com torradinhas, paes, knackebrod, palitinhos salgados ou acompanhando saladas.


Vinho para harmonizar - um branco, sauvignon blanc ou pinot gris.




Mais sobre o Curry




caril ou curry é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como ÍndiaTailândia e alguns outros países asiáticos. É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de GoaDamão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.
Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomocoentrogengibrecominho, casca de noz-moscadacravinhopimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforvapimenta-de-caienacominhos finos, noz-moscadapimenta-da-jamaicapimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril, etc.
A introdução da palavra caril na língua portuguesa remonta a 1563, data do primeiro registo escrito, tendo tido como origem a língua tâmil. Apesar da sua antiguidade, a forma caril é pouco empregada noBrasil, onde são mais populares as formas inglesa curry ou japonesa carê, respectivamente para as culinárias indiana ou japonesa. A forma inglesa curry foi adaptada da forma portuguesa caril em 1598, de acordo com registos escritos.
É uma especiaria ideal para dar sabor as carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos.

Devido à variedade de temperos presentes na composição do curry, o mesmo torna-se uma especiaria com significativas propriedades funcionais.

Dentre as propriedades funcionais das variadas especiarias presentes no Curry, destacam-se:
Gengibre: antioxidante, ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares, é auxiliar no emagrecimento por ativar a termogênese (transforma parte das calorias presentes nos alimentos em calor); Pimentas: antioxidante, purifica o sangue, auxilia na prevenção das doenças do coração, no tratamento da obesidade (ativa a termogênese), nas dores reumáticas (compressas locais); Canela: digestiva e antioxidante, ajuda a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa. Cominho: diurético, auxilia no tratamento de flatulência (gases); Cardamomo: antioxidante, estimulante e digestivo; Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol; Erva doce: combate tontura, náuseas, flatulência, infecções intestinais e estomacais;
Coentro: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite;
Cúrcuma: antioxidante



Em recentes estudos conduzidos em universidades na Itália e Estados Unidos, pesquisadores encontraram evidências que o óleo de curcumina presente no curry pode prevenir a doença de Alzheimer.

Segundo os pesquisadores, o óleo de curcumina aumenta a atividade enzimática e protege o cérebro contra as doenças neurodegenerativas, além de ter ação antiséptica e atuar de forma positiva nos tratamentos da aids e do câncer.



Que tal colocar mais curry em sua vida? 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...