Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Creme du Barry


Ingredientes:

1 couve-flor  separada em buquês
1 cebola picada
3 batatas medianas
500 ml de água
1 l de leite
Sal a gosto ou 1 cubo de caldo de galinha
1 colher de manteiga
Noz-Moscada
Pimenta-do reino a gosto
Azeite perfumado com trufas
Queijo parmesão ralado
Cebolinha e/ou salsinha para decorar

\Modo de Preparo:
Em uma panela, cozinhar a couve flor, as batatas e a cebola na água com metade do leite. Depois que estiverem macias, acrescente a manteiga, desligar o fogo e temperar. Bater no liquidificador e levar de volta à panela para aquecer e corrigir o tempero se preciso for, acrescentando mais leite se for necessário. No momento de servir, pingar gotas de azeite de oliva trufado e acrescentar queijo ralado e cebolinha e/ou salsinha picada. 
Obs: No verão, a sopa pode ser servida fria.

Rendimento - 5 pratos.

Origem do Creme Du Barry
Criada na França do século XVIII, essa sopa creme (não confundir com velouté) recebeu o nome de uma das amantes de Luis XV, rei do país entre 1715 e 1774. Era comum na época batizar novos pratos com nomes de personalidades da corte. A sopa era realmente a favorita de Madame Du Barry.
Na verdade, seu nome era Jeanne Bécu. Era uma  menina de origem humilde, mas tão bela, que foi apresentada ao rei, aos 19 anos, que se apaixonou e lhe concedeu o título de Condessa para que pudesse ser sua amante oficial – sim, era preciso um título de nobreza para isso!
comtesse du barry
A bela condessa teve um fim trágico, sendo guilhotinada juntamente com muitos outros aristocratas durante a Revolução Francesa, mas esta e outras receitas com o nome “Du Barry” continuam fazendo sucesso na França e nos mais variados cantos do mundo.
O termo “du Barry” é associado até hoje a este e outros pratos franceses à base de couve-flor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...