Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Red Velvet Cupcakes


Ingredientes:
Cupcake:
4 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 xícara de açucar
1 ovo
2 e 1/2 colheres (sopa) chocolate em pó
3 colheres (sopa) corante alimentar vermelho
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara buttermilk*
1 xícara mais 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 e 1/2 colheres (chá) vinagre de vinho branco
*Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.
Cobertura:
2 e 1/3 xícara de açucar de confeiteiro peneirado
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
113g de cream cheese (queijo cremoso)
1/4 colher (chá) rasa de canela em pó
Modo de Preparo:
Cupcake:
Pré-aqueça forno a 160°C.
Numa batedeira, bata a manteiga e o açucar até ficar uma claro e fofo, cerca de 3 minutos. Em velocidade rápida, junte e bata o ovo, até ficar bem misturado. Numa outra tigela misture o chocolate em pó, a essência de baunilha e o corante e fassa uma pasta. Acrescente na mistura de manteiga e bata até ficar totalmente misturado. Diminua a velocidade e acrescente metade do buttermilk lentamente. Adicione metade da farinha peneirada e bata, termine de colocar o buttermilk e a farinha e bata em velocidade alta até ficar bem misturado. Diminua a velocidade e adicione o bicarbonato e o vinagre. Aumente novamente a velocidade e bata por mais alguns minutos. Despeje nas forminha untadas ou com forminha de papel e asse por 20 a 25 minutos ou até o teste do palito sair limpo.
Cobertura:
Bata o açucar, a canela e a manteiga em velocidade média-baixa até ficar bem misturado. Adicione o cream cheese e bata e velocidade média-alta até incorporar, cerca de 5 minutos, ou até ficar claro e fofo. Não bata demais pois a cobertura pode ficar mole. Cubra os cupcakes.

Mais sobre o Cupcake

Esse pequeno bolo tem origem no Reino Unido, onde são chamados até hoje de Fairy Cakes (bolo das fadas), tradicionalmente um bolinho de baunilha com cobertura de fondant, presente no famoso chá das 5, aniversários, café da manhã.

Acredita-se que chegou aos USA em meados do século XIX, e foram chamados de cup," "measure" ou "number" cake.
Isso se deu porque todos os ingredientes da receita eram medidos por xícaras (cups), ao invés de pesados como era o costume naquela época. E esse tipo de medição foi considerado revolucionário pela facilidade que dava à dona de casa.

O termo Cupcake é mencionado pela primeira vez no livro Seventy-Five Receipts for PastryCakes, and Sweetmeats de Eliza Leslie, 1828.
"The Oxford Encyclopedia of Food and Drink in America" explica que o nome tem um duplo sentido, pois a receita do bolo é medida em cups (xícaras) e assada nelas. Isso foi revolucionário por causa do tempo que demorava para se assar bolos e da facilidade em medir os ingredientes que originalmente eram pesados.
Então em meados de 1900 esses bolos se tornaram populares devido a sua facilidade de cozimento. A maioria das pessoas, inclusive eu, associam os Cupcakes com a década de 1950 e 60, embora isso seja um engano. Os Cupcakes não eram mais populares durante esse período do que são hoje.

Nova York é tão apaixonada pelos cupcakes que existem até roteiros turísticos que levam aos lugares mais famosos na produção do bolinho. Um deles é o Magnólia, uma cadeia que tem lojas espalhadas por toda a cidade. A mais procurada é a do West Village. Tem fila o tempo todo e turistas de muitas partes do mundo à espera de saborear o cupcake feito na hora. Graças ao seriado e ao filme "Sex and the city", a fama do Magnólia aumentou muito. As quatro amigas de Manhattan não viviam sem um cupcake, que elas consideram o melhor da cidade. 
Outro segredo guardado a sete chaves é a quantidade de calorias que existe em cada um dos cupcakes. Quem faz e quem compra prefere falar da delícia que é saborear esse bolinho com cobertura de glacê. A resposta mais comum sobre calorias é "who cares?” ou “quem se preocupa?”. 
Ganharam o mundo e outros tamanhos, conquistando muitos apreciadores. O sucesso foi tanto que hoje há uma grande quantidade de blogs e comunidades que têm os bolinhos como tema principal.

Os sabores são variados - dos simples aos enriquecidos com frutas - , com ou sem recheios. Mas, com o passar do tempo, o maior destaque ficou por conta da decoração. Os temas variam de acordo com a ocasião em que serão servidos. Os bichos e personagens infantis, para as crianças. Como lembrancinhas de maternidade, bebês ou carrinhos. Nos casamentos, como complemento da decoração do bolo ou como lembrancinhas.

O  que o torna diferenciado dos outros bolinhos, como o similar muffin, é que sua massa é mais leve e não muito doce e a cobertura e os recheios dão o toque final e criativo neles.

As coberturas mais freqüentes são de pasta americana, glacê real e o creme de manteiga e chocolate. As cores são dadas por corantes comestíveis. O resto fica por conta da habilidade e da criatividade.

3 comentários:

Dany disse...

ola janita tudo bom?
achei sua receita maravilhosa!!!! mais achei não tinha fermento na receita, ai coloquei e transbordou.... alem da massa não ficar durinha como na foto,a foto é o mesmo da receita? a massa realmente não tem fermento?
bj e obrigada

Janita/Jana Gommersbach disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janita/Jana Gommersbach disse...

Oi, Dany! Querida, já perdi as contas de qtas vezes fiz cupcakes que não deram certo tbém! rs....Mas não desista, viu?
Olha, a receita é mesmo sem fermento, pois o bicarbonato faz a vez dele e torna a massa fofinha. Talvez poque vc botou fermento, a massa, que é bem líquida mesmo, abateu e não ficou fofa....Podes procurar outras receitas e vais ver que não tem mesmo. Há receitas que não vão manteiga, que usam óleo, mas acho com manteiga melhor, mais saboroso.
Acredito que, se quiseres, deve dar pra usar só fermento, sem bicarbonato tbém, mas não sei como ficaria....
Beijinhos doces!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...