Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

Chá de Jasmin


Chá de jasmim com pimenta
Ingredientes:
2 saches de chá de jasmim
2 cravos da Índia
2 pimentas da Jamaica
1 rama de canela
2 xícaras de chá de água
2 xícaras de chá de suco de maçã
Adoçante dietético a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o cravo, a pimenta, a canela e a água. Leve ao fogo até ferver. Adicione os saches de chá e desligue o fogo. Deixe descansar por 5 minutos e misture o suco de maçã. Aqueça levemente e adoce a gosto.

Mais sobre o jasmin

Jasmim é o nome comum pelo qual são conhecidas as espécies do gênero Jasminum L., da família Oleaceae, nativas do Velho Mundo. Seu nome vem do árabe Yasamin,que por sua vez foi emprestado do persa. São em sua maior parte arbustos ou lianas, de folhas simples ou compostas. As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muitoperfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas.
A maior produtora de jasmins do mundo é a Índia mas a China sempre foi uma grande produtora de jasmim.
Seu aroma é adocicado, e é juntamente com a rosa um dos aromas pilares da perfumaria. Na China mistura-se flores de jasmim a folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciado.
Há séculos o jasmim no Oriente é considerada como o símbolo da beleza e da tentação das mulheres. Na ÍndiaKama, o deus do amor, chegava a suas vítimas por setas acompanhadas de flores de jasmim. Cleópatra teria ido ao encontro Marco Antonio em um barco cujas velas foram revestidas com essência de jasmim. Bodas de jasmim são o símbolo dos 66 anos de casamento no folclore francês.
O famoso chá preparado com as flores de jasmim é muito consumido no Extremo Oriente. Na época da China Imperial, era bebida exclusiva dos nobres da corte. Suas propriedades medicinais são muito conhecidas por aliviar o estresse; diminuir a ansiedade, a tensão e a exaustão nervosa. Ajuda a combater os sintomas da depressão, é excelente calmante e favorece um sono tranqüilo. Em compressas, auxilia no tratamento da conjuntivite e problemas da pele. Na medicina popular é usado para aliviar dores de cabeça e enxaqueca. 
Na Medicina Tradicional Chinesa, o chá de Jasmim tem uma influência reguladora de Yin e Yang, respondendo positivamente às exigências da circulação do Qi (energia vital). Melhora a concentração, estimula a capacidade intelectual e combate o cansaço, se bebido à tarde. 
É também considerado afrodosíaco!

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Jana

Gostei muito da receitinha do cha de jasmim,mas estou procurando outra informaçao.

Sabe me dizer qtas vezes ao dia/noite posso toma-lo ?

Estarei aguardando seu contato.

Desde ja agradeço

Parabens pelo blog
Doce Essencia

Janita/Jana Gommersbach disse...

A quantidade ideal de chá de jasmin, pelo que sei, é de 2 a 3 xícaras ao dia.
Agradeço por sua visita e participação! ;) Volte sempre e tomaremos chazinhos virtuais na cozinha do blog! ;)
Beijinhos.

guru disse...

Jana, adorei o seu blog. Li que o chá de jasmin elimina o estresse. Você pode confirmar isso pra mim? Ele tem algum efeito colateral? Muito obrigado.
Abraço.
Adelmo Jorge

ps. Quero te convidar para visitar o meu blog (gurulegal.blogspot.com)e se você quiser, deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...