Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Zeppole Napoletana



Para a massa: 
6 ovos
300 g farinha
50 g manteiga
½ litro de água 

2 colheres de vinho branco
200 g de açúcar



Modo de Preparo:
Coloque a água em uma pequena panela de fundo pesado com manteiga, o sal, coloque no fogo. Quando na água se formar bolinhas, antes que comece a ferver, retire a panela do fogo e coloque a farinha de uma só vez e mexa vigorosamente. Volte ao fogo brando e mexa por 5 minutos com um batedor ou uma colher de pau até que a mistura se desprenda do fundo da panela formando uma bola.
Desligue o fogo e adicione 6 ovos, um de cada vez mexendo vigorosamente para incorporar bem os ovos à mistura. Deixe repousar por 25 minutos.

*Pode-se bater a massa na batedeira ao adicionar os ovos.


Para o creme: 
500 ml de leite
2 gemas
100 g açúcar
80 g amido de milho
1 limão (casca)



Modo de Preparo:
Bata o açúcar e as gemas até que fique uma mistura esbranquiçada. Adicione a farinha previamente peneirada, o leite e a casca do limão. Misture os ingredientes muito bem.
Leve ao em fogo médio para aquecer e engrossar o creme de leite, mas não deixe ferver, mexendo sempre com uma colher de pau. Remova a casca de limão e deixe esfriar.



Fritura:

Coloque óleo para aquecer e modele os Zepolle em um prato untado com óleo, dando-lhe forma de rosquinhas. Faça-o utilizando um saco de confeiteiro com bico liso, no tamanho desejado.
Frite-os em óleo não muito quente até que dourem. Escorra bem o excesso de óleo e coloque no papel absorvente.

Polvilhe açúcar de confeiteiro e coloque o creme no meio dos zepolle.
Decore a gosto.



O que são  Zeppole?


zeppola (zeppole plural), é uma massa típica do romano , napolitano e geralmente da peninsular cozinha italiana . Eles também são servidos na Sicília e na ilha de Malta .
São como roscas ou donuts fritos, geralmente cobertos com açúcar em pó e pode ser preenchido com creme , geléiacreme de confeiteiro ou uma mistura de manteiga e mel.
Zeppole são tradicionalmente consumidos em La Festa di San Giuseppe ( Saint Joseph's Day  ), que acontece todo dia 19 de março. Em Roma, Nápoles e Sicília , estes pequenos pastéis são vendidos em muitas ruas.Eles também são comuns nas comunidades italiana nos Estados Unidos.
O costume foi popularizado no século 19 pelo padeiro napolitano Pasquale Pintauro.
Nesses mais de 150 anos, a receita se aprimorou. No Brasil as versões existentes foram trazidas na bagagem e na memória dos italianos do Sul, imigrantes que adotaram uma nova pátria.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...