Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Scripelli in Brodo


Ingredientes:
Massa:
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos
1 copo de água
Uma pitada de sal
Modo de fazer:
Em uma tigela misturar os ovos, o sal, a água e a farinha de trigo, misturar tudo muito bem, até ficar um creme homogêneo.
Aquecer uma frigideira ante aderente pequena, untar levemente com azeite e colocar um pouco da massa, balançando rapidamente de todos os lados até a massa cobrir o fundo. Deverá ficar uma panqueca bem fina.

Deixar no fogo, sem mexer, até as beiradas da massa se soltarem da frigideira. Então, virar a panqueca com cuidado e fritar do outro lado, da mesma maneira.

Retirar do fogo, colocar num prato e reservar.


Recheio: 100 g de queijo tipo parmesão ou gruyere ralado

Caldo de frango ou de legumes fervente.

Quando todas as panquecas estiverem prontas, rechear cada uma delas com bastante queijo parmesão ralado, enrolar bem apertadinho, colocar em uma travessa e depois despejar sobre elas um caldo de frango ou de legumes bem quente, até cobrir tudo. Polvilhar queijo e servir logo em seguida.

Rendimento: 6 panquecas.


Sobre o SCRIPELLI
Prato típico de Abruzzi, região banhada pelo mar Adriático. Muito leve e saboroso!
Scrippelle (crepes recheados) é uma especialidade da cidade de Teramo. É similar aos crepes franceses, embora normalmente é feito sem leite. Existem duas variações comuns. O primeiro é scrippelle 'mbusse - (dialeto para scrippelle em brodo) e consiste em scrippelle enrolado em pecorino ou queijo parmesão e servido em caldo de galinha. A segunda variação é timballo - scrippelle em camadas com ragù, almôndegas de carne minúsculas(polpettini), queijos variados, tais como scamorza, e às vezes ervilhas (Piselli).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...