Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Camembert com Geléia de Pimenta em Crosta de Massa Folhada


Provei esta receita da Chef Heaven Delhaye num jantarzinho fantástico preparado pela querida amiga Jacque Dalçoquio, que recebe como ninguém. Garanto a vocês: é dos deuses, de comer rezando como diria o Eric, maridão da Jacque!
Ingredientes:

1 pacote de massa folhada
2 Camembert (queijo francês, cremoso que derrete super bem)
4 colheres de geléia de pimenta
1 gema de ovo
Manteiga derretida para untar a forma


Modo de Preparo:

Corte a massa folhada na metade e coloque o primeiro pedaço sobre uma forma (que possa ir ao forno) previamente untada com manteiga. No centro, coloque o primeiro Camembert e, por cima, as 4 colheres de geléia de pimenta. Por último, o outro Camembert.

Do pedaço de massa folhada que sobrou, corte duas tirinhas finas e reserve para decoração. Cubra os dois Camembert com o segundo pedaço de massa folhada, pressione bem ao redor do queijo para impedir que fique ar. Enrole o excesso de massa folhada para dentro, selando tudo com a ajuda de um garfo. No topo, faça um X com as duas tirinhas de decoração. Pincele toda a massa folhada com uma gema de ovo batido e 1 colher de água.

É só levar ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 30 min., ou até que você perceba que a massa folhada cresceu e ficou dourada.

Quando cortar esta maravilha, a massa folhada estará dourada e crocante, o Camembert derretido e misturado com a geléia de pimenta. Divino!

Receita para 6 pessoas.

Harmonização: vinhos brancos estruturados, como um Chardonnay que tenha permanecido em barrica de madeira por algum tempo. Um Sancerre é outra alternativa de primeira. Tintos leves, pouco tânicos, como os do Vale do Ródano, os conhecidos Côtes du Rhône, ou um cru Beaujolais, são outros exemplos de boa companhia. Na Normandia, região de origem do camembert, acompanha-se esse queijo com goles de calvados, destilado feito de maçã, assim como a sidra, o fermentado da mesma fruta. Um camembert maduro e de boa procedência não fará feio se for saboreado com um champanhe.

2 comentários:

Neide disse...

Oi Jana, adorei seu blog...ja convidei algumas amiguinhas para participarem tb. Vc ja viu o blog do Gabriel, que esta fazendo todas as receitas do livro de 10 anos do Mais Voce? é bem legal, todo dia ele faz 1 ou 2 receita e posta no blog..."projetomaisvoce.blogspot.com". bjs

Unknown disse...

Amei amiga, fiquei lisongeada ! Que bom que voces gostaram, quero fazer essas jantinhas durante anos, porém tenho que me aperfeiçoar muito, tenho muito que aprender.....vc que é muito amada! Beijos e otima semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...