Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

24 de Maio - Dia do Café

No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. Muita gente aprecia um bom cafezinho, seja ele coado, expresso ou instantâneo. Pode ser de manhã, depois do almoço ou à tarde, simplesmente para fazer um break no trabalho.


São inúmeras as lendas sobre o aparecimento do costume de beber café. A mais conhecida e mais plausível delas é a que nos conta que em meados do século XV, um pastor da Etiópia, chamado Kaldi, notando que as cabras ao ingerirem os frutos de certo arbusto se tornavam mais vivas e adquiriram mais disposição, resolveu fazer uma infusão com os tais frutos e experimenta-la. Achando que seu estado de espírito e sua disposição física melhorara, continuou a beber a infusão e passou a propagá-la. Daí em diante, foi-se difundindo o uso de beber a infusão preparada com frutos do cafeeiro.



O Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. Atrás somente dos Estados Unidos, o País é também o segundo mercado consumidor.
As áreas cafeeiras estão concentradas no centro-sul do País, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. O Nordeste também tem plantações na Bahia, e, da região Norte, pode-se destacar Rondônia. A produção de café arábica se concentra em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e parte do Espírito Santo, enquanto o café robusta é plantado principalmente no Espírito Santo e Rondônia.


Dicas para preparar café em casa. Tome nota:
1 - Preste atenção no rótulo. Se há o nome da fazenda, é sinal de que se trata de um café de alta qualidade.

2 -
 
Moa os grãos na hora. As substâncias responsáveis pelos melhores aromas e sabores de café oxidam 20 minutos após a moagem.

3 -
 
Use água mineral, pois ela não contém cloro, que destrói os óleos essenciais do café. Á água da torneira, mesmo que fervida, mantém altos teores de cloro. Os filtros que usam carvão ativado também são legais.

4 - Se você mora em um local no nível do mar, melhor não ferver a água. Se está acima dele, ou seja, em cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, cidades de serra etc, pode ferver a água, pois a temperatura de fervura é inferior a 100° C. A água não pode entrar em ebulição, pois ela perde o oxigênio que reage com os óleos essenciais do café. Deixe apenas entrar em fervura e apague o fogo.

Aqui algumas receitinhas deliciosas! Escolha a sua e bom café:

MOCHA Receita do Suplicy Cafés Especiais - São Paulo/SP
 Ingredientes:
- 50 ml de café
- ¾ de xíc de leite
- Chantilly
- 10 a 20 ml de calda de chocolate ou caramelo
Preparo:
Escalde uma xícara com água quente. Depois, preencha o fundo dela com a calda de chocolate ou caramelo. Adicione 50 ml de café. Encha a xícara com leite quente, deixando um espaço de um dedo antes da borda. Complete com chantilly e decore com mais calda. 

MIL FOLHAS CAFÉ Receita da Press Café – POA/RS

Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de doce de leite
- 2 colheres (sopa) de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de chocolate meio-amargo derretido e misturado com creme de leite (ganache)
- 1 expresso ou uma xícara de café bem forte

Obs: os três primeiros ingredientes devem ser levemente aquecidos. Cuidado para não esquentar demais, pois eles podem perder a cremosidade, dificultando a montagem da bebida.
Preparo
Preparo:
Coloque no fundo de um copo ou taça de até 100 ml o doce de leite. Delicadamente, joque o ganache de chocolate meio-amargo por cima. Depois, acrescente o leite condensado e, por último, o café, formando camadas. 

À esquerda, Mil folhas café e, à dir., Cappuccino campeiro

CAPPUCCINO CAMPEIRO Receita da Press Café
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de abóbora em calda ou geleia de abóbora
- 80 ml de leite fresco
- Uma pitada de corante amarelo para alimentos, sem sabor (opcional)
- 1 expresso ou xícara de café bem forte
Preparo:
Aqueça ou vaporize o leite e reserve. No liquidificador, bata o expresso com o doce de abóbora pré-aquido e o corante. Coloque a mistura em uma taça ou xícara grande e despeje o leite lentamente. Adoce à gosto. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai que delícia! Deu vontade ...risos... Vamos? Beijo gigante FAYGA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...