Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

Satay de Frango


Ingredientes
Marinada:
- 1  kg de peito de frango em tiras largas
- 1 colher de sopa de semente de coentro moída
- 1 colher de chá de açafrão da terra em pó
- 1 colheres de chá de pimenta do reino moída na hora
- 1 colheres de chá de cominho em pó
- 1 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
- 3 alhos esmagados
- 1 colher de sopa de molho de peixe (nam pla)
- ¼ de xícara de shoyu
- ¼ de xícara de suco de limão
- ¼ de xícara de óleo vegetal


Junte todos os ingredientes e deixe marinando da noite para o dia.


Molho:
- 200g de amendoim
- 250 ml de leite de coco
- 2 colheres de sopa de curry
- 4 colheres de sopa de molho de peixe (nam pla) ou shoyu
- 1/4 xícara de suco de limão


Moa os amendoins no liquidificador ou processador e reserve. Aqueça metade do leite do coco e deixe ferver, em fogo alto, com o curry por 10 minutos. Abaixe o fogo, acrescente o amendoim e o restante do leite de coco e mexa bem. Ao ferver, adicione os outros ingredientes e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até que o óleo suba à superfície e o molho tenha engrossado um pouco. Retire do fogo e deixe esfriar, para mexer até homogeneizar antes de servir.


Para servir:
Coloque as tirinhas de frango em ziguezague nos espetos, frite numa frigideira, ou cozinhe ao forno ou na churrasqueira. 
Sirva com o molho aquecido, como aperitivo ou como prato principal acompanhado de arroz branco.


ps: se não tiver algum ingrediente para a marinada, não se preocupe, faça a sua versão e siga em frente.


Satay é um prato malaio ou indonésio, que consta de carne temperada e grelhada em espetos de madeira e servida normalmente com molho de amendoim.
Alguns alegam que o satay foi inventado pelos imigrantes procedentes da China. Para dizer isto argumentam que a palavra satay significa no dialecto de Xiamen "três vezes empilhado".

Outra explicação alega que a palavra satay em idioma malayo tem um significado antigo que faz referência a um verbo aplicável à elaboração de certos pratos da cozinha malaya que evidentemente teve fortes inluências da cozinha chinesa. Não obstante o satay encontra-se em MalaisiaSingapuraIndonésiaTailândia e nas Filipinas, todos estes países têm populações de origem chinesa.
Por outra parte, é muito possível que fosse inventado pelos vendedores de rua tanto da Malásia como da ilha de Java influenciados talvez pelos árabes - kebab. A explicação desta origem fica argumentada com o fato de que só em começos do século XIX tornou-se popular este prato, coincidindo com a chegada de uma maior quantidade de imigrantes do oriente médio à região.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...