Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Babka (rosca de Páscoa polonesa)


Babka (rosca de páscoa polonesa) Ingredientes:
14 g de fermento biológico seco
480 ml de leite
225 g de manteiga, amolecida
5 ovos
4 gemas de ovos
200 g de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa) de licor de laranja (opcional)
3 colheres (sopa) de raspas de laranja
1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
1,25 kg de farinha de trigo, ou mais, conforme necessário
225 g de passas de corinto secas
450 g de uva-passa
150 g de amêndoas em flocos e picadas
Para a cobertura:
60 g de manteiga
100 g de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
125 g de farinha de trigo
Modo de Preparo:

1.Em uma vasilha pequena, dissolva o fermento em meia xícara (120 ml) de água morna. Deixe-o separado durante 2 a 3 minutos.
2.Em uma panela pequena, esquente o leite. Derreta a manteiga no leite quente. Retire a panela do fogo e deixe-a esfriando, até que o leite e a manteiga estejam mornos.
3.Com uma batedeira planetária, usando o batedor raquete, bata os ovos (claras e gemas). Acrescente o açúcar e o sal, mas continue a batendo até obter um creme espesso e branco. Ponha a baunilha, o licor, as raspas de laranja e limão e o fermento diluído. Bata tudo. Alternadamente, vá pondo o leite e a farinha de trigo. Não pare de bater os ingredientes, use a batedeira na velocidade média. Se a massa estiver pegajosa, ponha um pouco mais de farinha. Acrescente as passas de corinto, a uva-passa e as amêndoas.
4.Ponha a massa em uma vasilha grande. Bata a massa com uma colher de pau, até que ela não esteja mais grudando na colher, o que deve acontecer entre 8 a 10 minutos. Transfira a massa para uma tigela grande untada. Vire-a um pouco, para que absorva um pouco da gordura que está na vasilha. Cubra a vasilha com filme Pvc. Deixe a vasilha em um lugar quente, a massa deve crescer até chegar na altura da vasilha, o que pode levar de 1 a 2 horas.
5.Soque a massa, e novamente deixe-a crescendo coberta com filme de Pvc.
6.Unte levemente 3 formas com furo no meio. Em uma tigela pequena, misture os ingredientes reservados para fazer a cobertura. Ponha quantidades iguais da cobertura no fundo de cada forma.
7.Preaqueça o forno a 180 °C.
8.Novamente soque a massa. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a durante 1 minuto. Divida a massa em 3 partes iguais e coloque os pães nas formas untadas. Cubra os pães com filme de Pvc, mas deixe-os com uma sobra, pois eles irão crescer novamente. Pincele os pães com as gemas (4) que estão sobrando.
9.Asse os pães no forno preaquecido, até que estejam corados e parecendo ocos por dentro. Os pães geralmente estão prontos entre 30 a 45 minutos. Assim que estiverem assados, tire-os das formas e deixe-os esfriando em uma grade, desta maneira os pães não grudarão nas formas. Sirva-os depois que tenham esfriados.
Babka ou Baba(como é chamado na França)é um bolo de fermento esponjoso que é tradicionalmente preparado para domingo de Páscoa na Polónia, Lituânia, Eslováquia, Belarus, Ucrânia e Rússia Ocidental. Babka tradicional tem algum tipo de recheio de frutas, especialmente uvas passas.
Babka também tornou-se popular em cidades norte-americanas com grande população judaica, incluindo Montreal, Nova York, Miami e Toronto.
Acredita-se ser uma versão de um Kugelhopf, que foi inventado em Lemberg em 1600. O babka foi levado para Paris, França, pelo rei Stanislas Leszczynska, o rei deposto da Polônia.Segundo a lenda, ele encontrou o kouglhopf habitual seco demais para seu gosto e mergulhou o pão no rum.Ele ficou tão contente que nomeou o bolo depois de um dos heróis do seu livro favorito, Ali Baba de As Mil e Uma Noites. O prato era então chamado simplesmente de "baba".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...