Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Atum em Crosta de Gergelim


Uma receita inspirada na culinária japonesa, onde o atum é empanado nas sementes de gergelim e depois é frito rapidamente. Use atum fresco, de boa qualidade, pois ele é servido quase cru.


Ingredientes:



4 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de mirin (vinho de arroz doce japonês)
1 colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
4 filés de atum (180 g cada)
8 colheres (sopa) de sementes de gergelim(preto e branco)
Wasabi em pasta, para servir
1 colher (sopa) de azeite

Modo de Preparo:
1.Em um vasilha pequena, misture o molho de soja, o mirin, o mel e o óleo de gergelim formando um molho homogêneo. Coloque o molho, em quantidades iguais, em 2 vasilhas. Em uma das vasilhas acrescente o vinagre de arroz. Sirva este molho junto com o peixe.


2.Passe os filés de atum (os dois lados) no molho de soja sem o vinagre de arroz e depois passe-os nas sementes de gergelim.

3.Em uma frigideira pesada, aqueça o azeite, em fogo médio. Quando o azeite estiver bem quente, ponha os filés de atum e frite-os por 30 segundos de cada lado. Sirva com wasabi e o molho de soja reservado.

Dica de harmonização: Os peixes crus da cozinha japonesa, de modo geral, combinam com o Champagne e/ou Espumantes bem secos.
Um Pinot Grigio italiano, um bom Chardonnay ou um Riesling nacional também vão bem, são sempre boas opções no mundo dos frutos do mar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...