Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tagliatelli all' amatriciana



Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho picados
- 500 g de bacon ou pancetta em cubinhos
- sal a gosto
- 2 latas de molho de tomate (340g cada lata)
- 1/2 lata de água (a mesma medida da lata do molho de
tomate)
- pimenta malagueta picada a gosto
- 2 tomates picados (quanto mais picado ficará mais
incorporado no molho)

- 500 g de tagliatelli cozido em água e sal
- queijo pecorino (ou parmesão) ralado a gosto

Modo de Preparo:
Numa panela em fogo médio coloque azeite e doure a cebola. Depois
adicione o alho e doure também.

Junte a pancetta e deixe dourando por +/- 7 minutos.

Adicione o molho de tomate, a água, a pimenta malagueta e o
tomate. Misture bem e cozinhe por 10 minutos.

Desligue o fogo e adicione o tagliatelli cozido, polvilhe o
queijo parmesão e sirva a seguir.

Origem do Prato:
Sugo all'amatriciana é um molho de macarrão tradicional italiano baseado em guanciale (bochecha de porco), queijo pecorino, e desde o século 18 tomate também. Originário da cidade de Amatrice (na província montanhosa de Rieti da região Lazio), o Amatriciana é um dos molhos para massas mais conhecidas na cozinha italiana.
A adição de tomate, como já citado, remonta desde o século 18 e seu primeiro registro escrito pode ser encontrado no 1807 Cookbook gourmandes Almanach des pelo francês gourmand Grimond de la Reynière.Isto coincide com o período em que o uso do tomate em massa tornou-se comum na Itália, durante épocas napoleônicas.
A receita se tornou cada vez mais famosa no século 19 e no século 20, como Roma e suas cidades vizinhas receberam famílias de emigrantes oriundos da área empobrecida da Amatrice (que passou de parte do citra Abruzzo Departamento do Reino das Duas Sicílias a uma parte de Lazio quando a província de Rieti foi criada em 1923). A receita foi extremamente bem recebida e rapidamente passou a ser considerada um "clássico" de cozinha romana, mesmo que tenha se originado em outro lugar.
queijo pecorino
é um queijo italiano feito de leite de ovelha (pecora significa ovelha em língua italiana). É um queijo duro, compacto, com saborforte (dependendo do grau de maturação), muitas vezes usado em culinária, ralado. Existem vários tipos de pecorino, um dos mais conhecidos é o pecorino romano, fabricado na região próxima de Roma
O vinho para harmonizar:
A pasta ao molho de tomates faz parte da tradição e da cultura italiana.  Uma das principais características deste molho é a acidez do fruto, então lembre-se, a acidez pede acidez. Uvas tintas com acidez presente, porem equilibrada, são ideais, como a Barbera e a Sangiovese.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...