Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Massa Caseira de Pastel





Ingredientes:

1kg de farinha de trigo 
75g de banha 
2 ovos 
2 colheres (sopa) de cachaça 
300ml de água 
2 colheres (sopa) de sal

Modo de preparo:

Numa tigela coloque a farinha, a banha e o sal. Misture com as mãos até virar uma farofa. Em outra vasilha, junte o ovo, a pinga e a água. Mexa bem e coloque esse líquido na farinha. Amasse até ficar bem ligada e soltar das mãos. Abra como o rolo de macarrão ou cilindro, numa espessura fina. Coloque numa assadeira polvilhada com farinha de trigo e cubra com papel filme. Leve à geladeira por 2 horas. Depois, corte e recheie a gosto, fritando em óleo bem quente. 
Rende 35 médios ou 50 pequenos.

Dica: Essa massa não pode ser congelada e, por ser fresca, não dura mais de 24 H.

Sugestões de Recheios:

RECHEIO DE PIZZA: - 2 fatias de mussarela - Tomate picado - Orégano a gosto RECHEIO DE QUEIJO: - 2 fatias de queijo fresco RECHEIO DE BAURU: - 1 fatia de presunto - 1 fatia de mussarela - 2 rodelas de tomate RECHEIO DE BANANA: - 1 banana picada ou grosseiramente amassada - Canela a gosto - 1 colher (sopa) de açúcar RECHEIO DE ROMEU E JULIETA: - 1 fatia de queijo fresco - 1 fatia de goiabada

Há muitas opções de recheios, invente a sua e delicie-se!

Curiosidade: 
Em culinária, chama-se pastel a uma forma de preparar alimentos utilizando massa de farinha a que se dá a forma de uma caixa ou envelope, que se recheia e depois se frita ou assa no forno.
Os pastéis são geralmente pequenos, ao contrário das tartesempadões ou pastelões e podem ser doces, como o pastel de nata, ou salgados, como os pastéis de carne e queijo.
Existem variações no recheio do pastel, como o pastel de bacalhau (tradicional lanche vendido no Mercado Municipal de São Paulo) e o chamado especial, com carne moída e ovos, bem como em Portugal o famoso e tradicional Pastel de Chaves ou o Pastel de Belém em Lisboa. Não podemos esquecer do pastel chinês, tradicional no Brasil (e que, curiosamente, não existe na China).
É um alimento muito comum em feiras populares do Brasil, sendo que muitas pessoas consomem substituindo uma refeição.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...