Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Terrine de Camarão

Ingredientes:

1 kg de camarões miúdos
250 g de filés de tainha ou dourado
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
2 claras de ovo
250 g de creme de leite
1 cebola pequena
1 cenoura pequena
1 talo pequeno de salsão
1 colher (sopa) de açafrão
cebolinha verde
sal a gosto

Modo de Preparo:

Refogar na manteiga a cebola picada e os camarões. Juntar os filés de peixe, o acafrão, a cenoura, o salsão e a cebolinha picados. Cozinhar no próprio líquido em fogo brando até secar. Deixar esfriar e passar tudo no liquidificador com os ovos. Misturar o creme de leite e as claras em neve, delicadamente. Colocar numa fôrma untada para bolo inglês. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno quente em banho-maria, durante 40 minutos. Servir fatiado, frio ou quente.

O que é Terrine?

O nome Terrine é francês e seu equivalente em português é terrina. O significado literal da palavra, tanto na França quanto no Brasil é o mesmo: recipiente fundo, retangular, oval ou redondo, geralmente de cerâmica vitrificada, louça ou porcelana, comumente com tampa e com capacidade para ir ao forno.

De acordo com o Aurélio, o termo terrina quer dizer a mesma coisa que patê. Embora procedente, há uma distinção a se fazer.

Antigamente os patês eram cozidos dentro de terrinas e de tanto ser utilizada para esse fim, a Terrine acabou tendo um significado próprio e diferenciado do original patê.


Embora possa ser servida quente, o mais comum é oferecê-la como prato frio, apresentada em fatias. A receita clássica recomenda que se deixe a carne marinar por pelo menos uma noite, para então levá-la ao forno em banho-maria, com os ingredientes cobertos por gelatina ou gordura fina, devendo a tampa da terrine ter um pequeno furo para a saída do vapor. Depois de esfriar, coloca-se na geladeira até o momento de fatiar. Os sabores mais clássicos são os de pato, ganso ou foie gras, mas a criatividade dos chefs vem atualizando as combinações de cores e gostos em misturas que tentam o paladar.

Confunde-se Terrine com patê pelo fato de que um dos clássicos preparados com o foie gras (fígado de ganso) é preparado na terrine, são os fígados temperados com sal, pimenta-do-reino, enriquecida com fatias de trufas negras, regados com vinho Sauternes ou vinho do porto. Os fígados são apertados na terrine e cozidos em banho-maria. Depois de frio pode-se retirar da terrine e fatiar, e a consistência fica parecida com a de um patê.

Na verdade, a terrine não é uma evolução do patê e sim uma forma de preparar. Terrine é a forma em que o patê é assado, pode-se preparar terrine de quaisquer ingredientes não resultando necessariamente em um patê. Pode-se, por exemplo, preparar uma Terrine de legumes e não será um patê. Os dois são deliciosos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...