Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Roscón de Reyes(Rosca ou Bolo de Reis)



PARA O FERMENTO

Ingredientes

40 g de farinha de trigo
30 g / 2 tabletes de fermento biológico
3 1/2 colheres (sopa) de leite

Modo de Preparo

Numa tigela, misture todos os ingredientes e cubra com filme. Reserve.

PARA A MASSA

Ingredientes

100 g de manteiga
500 g de farinha de trigo
20 g de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de raspas de laranja
3 ovos
3 colheres (sopa) de conhaque
90 g de frutas cristalizadas
2 colheres (sopa) de uvas-passas pretas
2 colheres (sopa) de pinolis
2 colheres (sopa) de nozes picadas
2 colheres (sopa) de amêndoas picadas
1 fava de baunilha seca
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de Preparo

1. Numa tigela grande, coloque a manteiga, 390 g de farinha de trigo, o açúcar, o sal e as raspas de laranja e misture com as mãos até obter uma farofa. Adicione o fermento preparado e os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição. Acrescente o conhaque e continue trabalhando a massa.

2. Salpique a massa com a farinha restante. Acrescente as frutas cristalizadas, as uvas-passas, os pinolis, as nozes e as amêndoas. Continue sovando a massa até que os ingredientes fiquem bem incorporados.

3. Numa tigela grande, coloque a massa e cubra com filme. Deixe descansar por 1 hora e 30 minutos ou até que tenha dobrado de volume.

4. Unte uma fôrma redonda grande com manteiga e polvilhe com farinha. Transfira a massa para a fôrma e puxe-a do centro para a borda com as mãos, formando uma rosca. A cavidade central deve ficar com cerca de 15 cm de diâmetro. Coloque a fava na massa. Segundo a tradição, quem comer a fatia com a fava tem o direito de fazer um desejo.

5. Deixe a massa descansar por mais 30 minutos. Enquanto isso, prepare os ingredientes para decorar o bolo.

PARA A DECORAÇÃO

Ingredientes

200 g de frutas cristalizadas picadas
100 g de cerejas cristalizadas
1 ovo
fios de ovos (opcional)

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Numa tigela, bata o ovo com um garfo. Pincele o bolo com o ovo batido e distribua as frutas cristalizadas e as cerejas sobre a massa, pressionando-as levemente para fixar.

3. Leve o bolo ao forno por 45 minutos ou até que fique dourado e assado. Retire do forno e deixe esfriar. Transfira o bolo para um prato. Se quiser, enfeite com fios de ovos.


Bolo Rei é um bolo tradicional português que se come na consoada por alturas do Natal (25 de Dezembro) até ao Dia de Reis (6 de Janeiro), numa clara alusão aos mesmos (reis magos). De forma redonda com grande buraco no centro lembra uma coroa pintalgada por frutos secos e cristalizados.

No interior do bolo Rei encontram-se misturadas com a massa branca e fofa: passas, frutos secos, frutas cristalizadas além da característica fava, dizendo a tradição que tem o direito a pedir um desejo quem tal fava lhe calhar em fatia (ou muitas vezes cabendo-lhe o pagamento do jantar). Inicialmente escondia-se também em cada bolo rei uma pequenina surpresa ou brinde. A inclusão de brinde foi proibida pela União Europeia, por alegados motivos de segurança, já que o brinde é feito de metal.

No Brasil também existe a tradição do Bolo Rei, que remonta ao período colonial e é uma herança cultural portuguesa. À pessoa que encontra a fava, cabe o dever de oferecer em retribuição ao dono da casa, no ano seguinte, um Bolo Rei.

Fontr: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...