Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Clam Chowder da Nova Inglaterra



Ingredientes:


50 gr de bacon em cubos pequenos
90 gr de cebola picada(s)
70 gr de farinha de trigo
600 ml de caldo de peixe(pode ser água com 1 cubo de caldo de peixe)
180 gr de marisco limpo(s)
120 gr de batata em cubos pequenos
300 ml de leite
200 ml de creme de leite fresco
quanto baste de sal
1/2 colher (café) de tabasco
1/2 colher (sobremesa) de molho inglês
1 taça de Jerez(opcional)


Modo de Preparo:


Cozinhe a batata no leite. Escorra a batata e reserve também o leite, separadamente.
Aqueça uma panela funda e adicione o bacon. Quando começar a dourar, acrescente a cebola. Assim que começar a ficar transparente, acrescente a farinha e mexa bem, para absorver toda a gordura. Acrescente o fumet de peixe e mexa bem.
Acrescente o leite reservado, o creme de leite fresco e deixe cozinhar por 20 minutos. Acrescente então os mariscos, a batata reservada, tempere com sal, tabasco e molho inglês. Sirva quente.


O vinho: Para harmonizar, sugiro um Jerez(também chamado de xérès ou sherry).


Sobre o Prato:


Clam chowder é a sopa de mariscos mais famosa do mundo, uma especialidade dos estados norte-americanos da Nova Inglaterra. A receita original é ainda da época dos imigrantes. os primeiros colonos tinham de se contentar com os ingredientes que lhes chegavam às mãos, e, além disso, copiaram dos índios vários truques de preparação e temperos. Foi deste modo que surgiram muitas receitas que hoje constituem a base da culinária tradicional norte-americana. A dona de casa americana põe todo o orgulho em descobrir variantes pessoais para a sopa de marisco e em aperfeiçoá-la. Prefere mariscos frescos, mas também utiliza mariscos enlatados. Cozinham-nos, de preferência separadamente e juntam-nos à sopa de legumes quendo está quase pronta. A água da cozedura serve para acrescentar à sopa, que também pode ser preparada com leite.


Nova Inglaterra (em inglêsNew England) é uma região dos Estados Unidos da América, localizada na ponta nordeste do país. Boston é seu centro cultural e econômico, bem como sua cidade mais povoada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...