Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chimichurri


Ingredientes:
 
molho-chimichurri
-10g de alho e cebola desitratados
-10g de salsinha desidratada
-10g de pimentão desidratado
-10g de orégano desidratado
-10g de louro
-10g de cebolinha desidratada
-10g de pimenta calabresadesidratada e outras pimentas a gosto
-300ml de vinagrade vinho branco
-600ml de azeite de oliva



Modo de Fazer:
Numa tigela, coloque todos os ingredientes,  misture, cubra com plástico filme e leve à geladeira para descansar.
O resultado será melhor após 3 dias de descanso.
Sirva com carnes vermelhas.



Dicas:
A mistura pronta de temperos para o preparo do chimichurri pode ser encontrada em supermecados e casa especializadas.

O molho é tradicional na Argentina e no Uruguay, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.
Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar algumapimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.
Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne.


Origem do Molho:


De etimologia controversa, alguns indicam sua origem em imigrantes ingleses que habitavam nas pampas e que acostumavam acompanhar as carnes com molhos a base de curry. Quando solicitavam o molho, o faziam utilizando a expressão inglesa give me the curry (me da o molho) ou misturando o idioma local che mi curry (tche meu molho). E há quem diga que um comerciante britânico conhecido como Jimmy Curry, inventou o molho, e de seu nome surgiu a palavra.
Parece mais provável, a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri , que significa mistura no seu idioma original, e definiria bem o que é realmente um chimichurri.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...