Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Canjiquinha com lingüiça de frango


Ingredientes:
5 colher(es) de sopa Canjiquinha ou xerém lavada e escorrida.
2 colher(es) de sopa Azeite de Oliva Espanhol.
1/2 unidade(s) Pimentão vermelho em pedaços pequenos.
1 unidade(s) Cebola pequena picada.
2 colher(es) de sopa Salsinha picada.
200 g Lingüiça de frango cortada em rodelas.
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.



Modo de Preparo:
1 - Deixe a canjiquinha de molho por 30 minutos em uma tigela com ½ litro de água. Em seguida, cozinhe a mistura, mexendo de vez em quando, por 15 minutos ou até ter consistência de um mingau. Tempere com sal, retire do fogo e reserve.
2 - Coloque em uma panela o azeite de oliva, o pimentão e a cebola. Leve ao fogo e refogue até a cebola ficar macia. Misture a salsinha e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo e reserve.
3 - Aqueça uma frigideira antiaderente, disponha as rodelas de lingüiça e frite, salteando de vez em quando, por 10 minutos ou até dourar. Retire do fogo.
4 - Montagem: arrume nos pratos a canjiquinha, o refogado de cebola e pimentão e a lingüiça. Regue com azeite de oliva e decore com salsinha.

Rendimento: 4 porções.

OBS: O termo canjica vem do banto (kanjica), um tipo de papa elaborado com a farinha de milho branco ou milho verde ralado. Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau, mingau ou canjiquinha. Na cultura jege-nago é uma comida ritualdenominado de ebô.

O vinho para harmonização com o prato:
Um vinho jovem da uva Cabernet Sauvignon é a pedida quando os pratos possuem carnes meio gordurosas, como as linguiiças em geral.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...