Páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Espetinhos de Melão e Presunto de Parma

Ingredientes:


1 melão
fatias finas de presunto de parma

Modo de Preparo:

Com uma colher parisiense, corte a polpa do melão em pequenas bolas.
Espete um palitinho em cada bolinha de melão e, por cima, coloque um pouco de presunto previamente rasgado com as mãos.
Coloque os espetinhos num prato e deixe ficar na geladeira até ao momento de servir.
Um aperitivo cheio de frescor e sabor, perfeito para dias quentes!

O que é presunto de Parma?

Iguaria produzida há 2 mil anos, o legítimo presunto de Parma, (produzido em Parma, como o próprio nome indica), não recebe conservantes nem aditivos químicos. O processo de cura é pelo menos de doze meses, período no qual o presunto fica em ambientes ventilados. O segredo e a magia do sabor, vem dos suínos, criados exclusivamente na Itália, e do tempo de cura, em que o aroma dos bosques da região dá um sabor especial à carne. Fabricado nas pequenas empresas familiares, com receitas transmitidas pelas gerações italianas há centenas de anos, ultrapassou as fronteiras da Itália, e hoje é conhecido no mundo inteiro, mas isso só aconteceu depois de os distritos industriais terem sido criados, há mais de 50 anos.

O presunto cru, principalmente o de Parma, é considerado um alimento puro, saudável e natural. Cada 100g tem cerca de 280 calorias, mas se tirar a gordura que o envolve são 150 calorias. Mas, dizem, tirar a gordura do presunto de Parma é um verdadeiro pecado, pois, além do gosto e do perfume especiais, há na gordura um acúmulo relativamente baixo de colesterol e um percentual alto de ácido oléico.

Curiosidade: a palavra prosciutto vem de prosciugato, enxuto. Assim, para se conseguir um presunto de qualidade, as coxas do porco devem prosciugarsi, o mais lentamente possível, em condições climáticas excepcionais. O presunto é, em suma, a coxa do porco prosciugata ao ar durante um longo período.

° Dos 9 milhões de presuntos produzidos por ano, 7,5 milhões são consumidos na Itália, e 1,5 milhões são exportados para 40 países.

° *Parma fica na região de Emilia Romagna, uma das mais ricas da Itália, cuja economia local é sustentada pelas pequenas empresas, que empregam 76% da força de trabalho.


Um comentário:

Copolla disse...

Olá !!!

Adoro cozinhar tenhoum blog tb de uma passada por lá se der ...
www.elcocinero77.blogspot.com

mais falando dos espetinhos fiz um parecido esses dias , vai muito bem como aperitivo ...bem tenho uma rotisserie trabalho com gastromis desde que nasci ...rsrsr

Bem a gente vai trocando receitas ...

Abraço !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...