Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ceias de Natal pelo Mundo

Conheça os costumes alimentares na noite de Natal ao redor do mundo:

Brasil
Aqui no Brasil a ceia recebe influências do mundo todo. Geralmente é servido o tradicional peru, lombo, tender com fios de ovos, bacalhau, farofa, saladas, bolo alemão (stollen), panetone, rabanada, entre outros.


África do Sul
A África do Sul tem uma ceia influenciada pelos ingleses, com torta de carne moída, arroz com passas, legumes, pudim e o bom e velho peru de Natal.

Alemanha
Ganso assado, acompanhado de batatas, repolho, cenoura, salsão e pickles é um dos cardápios mais populares do Natal alemão. No interior da região sul a festa é comemorada com um banquete de carnes de caça, como javali e veado. Para a sobremesa é servido o delicioso stollen, bolo de massa densa e frutas secas.

Austrália
Por estar no hemisfério sul, o Natal australiano acontece no Verão. Geralmente é comemorado com um churrasco de camarões, carne e frango e para finalizar eles servem sorvete ou sorbet (parecido com a nossa raspadinha).

Espanha
Os espanhóis são apaixonados por amêndoas e marzipan e consomem muito torrone, um doce feito há centenas de anos, com amêndoas, mel e frutas. Peixe assado com limão, cebola, azeite e farinha de rosca e peru com trufas são os pratos principais do Natal ibérico.

Estados Unidos
No interior dos EUA, a ceia de Natal é muito parecida com o jantar do dia de ação de graças, peru com molho de "cranberry" (um tipo de cereja), legumes, "pumpkin pie" (torta de abóbora) e uma bebida chamada "eggnog" feita de ovos, açúcar, leite e rum. No resto do país, pelo fato de haverem imigrantes do mundo todo, cada família comemora ao seu estilo.

Finlândia
A ceia é composta por uma caçarola de macarrão, rutagaba (nabo sueco), cenoura, batata, peru e presunto, além disso servem uma travessa de carne e peixe. Tradicionalmente após a festa as pessoas vão para a sauna e em seguida visitam os túmulos de seus parentes.

França
Pela tradição culinária francesa, a ceia de Natal não podia deixar de ser deliciosa. São servidos peru com castanhas, fígado de ganso, carnes, salmão defumado, uma enorme variedade de queijos (brie, camembert, gruyere, ementhal) e para a sobremesa existem alguns costumes. Um deles é o bolo de natal, chamado de Bûche Nöel, que é um rocambole tradicionalmente recheado com creme de castanhas e coberto com marzipan, e também são servidas as treze sobremesas da Provença: torrones, nozes, amêndoas, uva passa, figo seco entre outros.

Groenlândia
Os nativos desta terra gelada gostam muito de um prato bastante estranho para o nosso paladar. Em vez de peru, eles comem um pássaro parecido com o pingüim chamado "pequeno auks". Ele é preparado envolto em pele de foca e enterrado por meses até decompor. Delicioso, não?

Inglaterra
Os britânicos adoram sua torta de carne moída (mince pie) e o seu pudim de natal, feito com passas e groselhas frescas.

Itália
Na Itália o natal é uma verdadeira festa. O banquete é composto por sete pratos, incluindo um anti-pasto (entrada), uma massa, um peixe, duas saladas e dois pudins. E não é só isso, se sobrar espaço ainda tem queijo, frutas, chocolate, panettone e um conhaque para ajudar a digestão. Em algumas regiões a ceia é composta somente por peixes e frutos do mar, em outras come-se lentilha também.

Jamaica
A ceia tradicional tem um toque bem africano, ela é composta por arroz, ervilha do congo (ervilha verde e marrom), frango, rabada e cabrito ensopado. Em alguns lugares come-se rosbife e leitão assado.

Japão
Mesmo que a maioria da população não seja cristã os japoneses também comemoram o Natal. Os mais jovens saem para jantar nos melhores restaurantes e nos lares nipônicos, cada ano é feita uma ceia diferente, muitas vezes comem frango frito e bolo comprado em lojas especializadas. Ultimamente, pizza tem sido um prato bem requisitado para essa data.

Noruega
Embora seja um país pequeno, com 4 milhões de habitantes, cada região tem um costume diferente. Na costa oeste e nos fiordes, o consumo de peixes como bacalhau e hadock é bem grande. Mais para o interior são servidas costeletas de porco, bolo de carne e lingüiças especiais. Alguns fazendeiros deixam um prato de mingau nos celeiros, para o gnomo que protege as fazendas. Durante o ano os noruegueses costumam comer carne de rena e se não tomarem cuidado daqui a pouco o Papai Noel vai ficar a pé.

Portugal
A "querida terrinha" nos presenteou com deliciosos pratos e é uma das grandes influências da ceia brasileira. Não existe ceia lusitana sem bacalhau com batatas, rabanadas e bolo de reis.

Rússia

Os russos deliciam-se com bolos, tortas e pasteizinhos de carne, além de um mingau chamado "kutya" feito de grãos de trigo. Em vez do Papai Noel, quem traz os presentes é a mítica "Babouschka".

Suécia
Os suecos festejam o Natal em torno de uma grande mesa, onde é servido o smorgasbord, bufê com variedades de frutos do mar, leitão, arenque, caviar, queijos, pães, frutas e feijão manteiga.

República Theca
A ceia consiste em sopa de peixe, saladas, ovos e carpa. Segundo a superstição local todos na mesa devem ter um par ou senão estarão mortos no próximo Natal.

Fonte: www.obvioululante.com.b

Um comentário:

Allan Robert P. J. disse...

Na realidade o jantar do dia 24 de dezembro na Itália é muito leve. Geralmente um prato de massa - que na região onde moro chama-se "magro", uma massa recheada com ricota e espinafre - e peixe ou enguia marinada (eca!). O grande momento é o almoço do dia 25. Esse, sim, uma exageração que não tem hora para terminar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...