Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Brandade de Bacalhau




Ingredientes:
400g de bacalhau desfiado (350g seco) (pode ser o saithe que desfia muito bem - 400gr seco)
500g de de batata
2 dentes de alho descascados
1/4 maço de salsinha
1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
sal e pimenta-do-reino a gosto
Noz-moscada a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Vinagre balsamico
Ceboulettes para enfeitar.

Modo de Preparo:
Dessalgue o bacalhau conforme as indicações do box acima.
Depois de dessalgado, seque bem as postas, tire a pele, os espinhos e desfie.
Faça um purê com as batatas: numa panela, coloque as batatas com casca (bem lavadas), cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe para fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos ou até que estejam macias. Retire do fogo e escorra a água. Deixe esfriar o suficiente para conseguir manusear. Descasque as batatas e amasse com um garfo ou passe pelo espremedor.
No processador de alimentos, coloque o purê de batatas, o bacalhau, o alho e o creme de leite. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada ralada. Bata em velocidade alta até obter uma massa homogênea. Se preferir, pode fazer a operação à mão, só não ficará tão uniforme.
Guarde na geladeira num recipiente bem fechado até a hora de servir.

Montagem:

Na hora de servir, lave e seque a salsinha e pique bem picadas só as folhas.
Coloque uma porção da brandade no centro do prato, escorra um fio de azeite de oliva e um de vinagre balsâmico sobre ela, salpique com um pouco de salsinha picada e enfeite com dois ceboulettes cruzados por cima.
Num dos lados do prato, guarneça com uma salada de folhas.
Repita a operação quantas forem as porções a serem servidas.

A Origem da Brandade


Alguns dizem que ela é uma especialidade da região de Provença e Languedoc e foi por um tempo um dos pratos mais estimados em todo o meio-dia francês, agora bem menos. Já no livro BACALHAU, a História do Peixe que Mudou o Mundo, os autores são os bascos da Espanha.
A cidade de Nimes orgulha-se de possuir a verdadeira receita desta preparação, a versão oficial é sem alho. Já em Marsella e Tolon, é consumida com alho triturado e torradas.
Muito encontrado nos bistrôs, a brandade (brandar, em provençal, é algo como mexer/refogar).

Dicas da Janita:
Uma outra maneira bem bacana de servir Brandade de Bacalhau é dentro dos cones de canudinho, como na apresentação abaixo, encaixados no sal grosso. Fica Lindo, finger food das melhores!

Mais uma forma de surpreender seus convidados é servindo a brandade como entrada, em copinhos, ao estilo verrine(verre significa copo em francês):
 
Recheando Carolinas salgadas...

Há também a versão gratinada. Para fazer desta forma, polvilhe farinha de rosca sobre a porção de brandade preparada e leve a gratinar no forno.

Um comentário:

Karla Weiss disse...

QUE COISA DIVINA!
tEU BLOG TÁ MARAVILHOSOOOOOOO!
PARABÉNSSS QUERIDA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...