Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pretzel


Ingredientes:
1 pacote de fermento biológico desidratado
1 colher de sopa de mel
1 1/ 2 xícara de água morna
1 colher de sopa de óleo
1 colher de chá de sal
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 a 2 1 / 2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
sal grosso ou sementes de papoula

Preparo:
Misture em uma tigela o fermento, o mel e a água morna. Assim que tiver dobrado de volume, misture com a farinha, o óleo, a pitada de sal. Aperte a massa e trabalhe-a bem em uma superfície polvilhada com farinha.
Divida a massa em dezesseis pedaços iguais, faça cobrinhas com aproximadamente dois centímetros de espessura e feche o círculo de massa passando uma ponta por cima da outra, como para dar um nó. Pincele com o ovo ligeiramente batido e polvilhe com o cominho ou sal grosso. Coloque em tabuleiros untados com óleo e asse até dourarem no forno pré-aquecido.

Sobre o Pretzel:

A história do Pretzel data do início dos anos 600, quando um monge de um convento situado em algum lugar entre a França e a Itália, brincando com pedaços de massa preparada para os pães daquele dia, se deu conta que fez um desenho semelhante aos braços de uma criança dobrados e unidos para uma prece. Os tres buracos formados pelo desenho significariam a Santíssima Trindade. Achando interessante esta criação, os monges decidiram fazer em grande escala para presentear as crianças que memorizassem passagens das Sagradas Escrituras. Chamaram este salgado de Pretiola, palavra latina para designar uma pequena recompensa. As Pretiolas atravessaram as regioes vinícolas da França e da Itália, subiram os Alpes, passaram através da Áustria e cruzaram a Alemanha, onde se tornaram Bretzeln ou Bretzel. Aliás, na Alemanha, você vai encontrar os Pretzels em todos os lugares. Em cada esquina ele é oferecido quentinho, com sal grosso e cominho polvilhados sobre ele. Durante a passagem de ano, as crianças da Alemanha colocam Pretzels ao redor do pescoço para terem boa sorte no novo ano.

Os Pretzel não somente fizeram parte da história como mudaram a mesma. Conta-se que em 1510, em Viena, enquanto as pessoas dormiam, os Turcos tentaram invadir a cidade e não obtiveram êxito graças à ação dos fazedores de pretzel que estavam acordados e puderam alertar os cidadãos, os quais aniquilaram os Turcos na sua tentativa de invasão.

As histórias e os costumes inspirados pelo Pretzel são muitas e variam em cada país europeu. Em Luxemburgo, por exemplo, havia um costume de se oferecer um "bretzel" a mulher amada, num domingo antes da Páscoa, para poder receber de volta ovos decorados pelas mãos da eleita do coração. Segundo a enciclopedia "Larrousse Gastronomique", a origem do "bretzel", como é chamado na regiao francesa da Alsácia, tem a ver com o culto ao sol. Sua forma original seria um anel com uma cruz dentro. Como esse formato se apresentava de maneira frágil, a forma evoluiu para a atual.

Há algo em comum, porém, unindo todas as histórias em torno do Pretzel: este é o salgadinho perfeito para acompanhar uma cerveja. Nisso todos concordam!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...